Shows gratuitos celebram os 91 anos de Santa Izabel com Mari Fernandez, Fruto Sensual e mais

Aniversário de Santa Izabel tem Mari Fernandez, Fruto Sensual, Willian Cézar e Christiano e mais

Celebração ocorre na segunda-feira (6). Cidade completará 91 anos de emancipação.

Santa Izabel do Pará, cidade na Região Metropolitana de Belém, vai completar 91 anos de emancipação na próxima terça-feira (7). Um dia antes, nesta segunda (6), o município vai receber Mari Fernandez, Willian Cézar e Christiano, a banda Fruto sensual e mais, em uma noite de shows gratuitos.

HISTÓRIA

A cidade é uma das que liga Belém ao nordeste do estado e fica entre as rodovias BR-316 e a PA-140. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Santa Izabel chegou a 73.019 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 22,79% em comparação com o Censo de 2010.

A origem de Santa Izabel está ligada à construção da ferrovia conhecida como “Estrada de Ferro Belém-Bragança”, entre os séculos XIX e XX, pois foi a partir dela que imigrantes nordestinos, que trabalhavam na obra, passaram a povoar a região. Em 1934, a então vila de Belém conseguiu sua autonomia. O município tem como referências culturais o distrito de Americano, berço da farinha de tapioca e o distrito de Caraparu, onde fica o rio Caraparu, referência em turismo e agricultura na cidade.

PROGRAMAÇÃO DOS 91 ANOS

Os shows gratuitos e abertos ao público ocorrerão no estádio Edilson Abreu, conhecido como estádio do izabelense, a partir das 20h. A programação terá a atração nacional Mari Fernandez, além dos artistas regionais como Valéria Paiva com a banda Fruto Sensual, a dupla sertaneja Willian Cézar e Christiano e os DJs Betinho Izabelense e Júnior Show.

Alerta de interdições em vias

Segundo a prefeitura da cidade, as seguintes vias estarão interditadas a partir de 14h devido aos shows:

– av. Pedro Constantino entre a rua João Coelho e a rua João Pessoa
– rua cap. Noé de Carvalho entre tv. José Amâncio e av. Pedro Constantino
– tv. josé amâncio, entre rua joão pessoa e rua joão coelho estará livre somente no sentido Centro para a BR- 316

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Belém recebe os primeiros ônibus elétricos com zero emissão de gases

Belém recebe os primeiros seis ônibus elétricos para circular no BRT Metropolitano

Além dos ônibus elétricos, outros 44 veículos à diesel também chegaram à capital, com um sistema moderno de redução de 80% na emissão de gases poluentes.

Os ônibus elétricos possuem tecnologia sustentável, com zero emissão de gases poluentes, ar condicionado e Wi-Fi, além da redução no ruído dos motores.

Os primeiros seis ônibus elétricos chegaram a Belém nesta quinta-feira (9). Os veículos fazem parte de um total de 40 ônibus elétricos que o Pará adquiriu para circular no BRT Metropolitano.

Esses seis primeiros ônibus fazem parte de um total de 40 ônibus elétricos que o Pará adquiriu para circular no BRT Metropolitano.

“Na semana que vem chegam mais quatro, completando o primeiro lote de 10. Até abril vão chegar os demais 30 ônibus elétricos, que fazem o total da frota de 40 ônibus. É uma nova tecnologia. Esses veículos serão incorporados à frota do BRT Metropolitano para rodarem no corredor BR-Almirante Barroso”, explicou Eduardo Ribeiro, diretor-geral da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran).

Além dos ônibus elétricos, outros 44 veículos à diesel também chegaram à capital, com um sistema moderno de redução de 80% na emissão de gases poluentes.

Os ônibus elétricos possuem tecnologia sustentável, com zero emissão de gases poluentes, ar condicionado e Wi-Fi, além da redução no ruído dos motores.

Os veículos entregues nesta quinta-feira têm autonomia de 220 quilômetros por carga. Segundo a empresa Caio Eletra, saindo de Marituba até o terminal de São Brás (em Belém), poderão fazer, em média, 16 viagens por carga.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp