Corpo de banhista desaparecido desde 1° de janeiro é localizado próximo de ilha em Florianópolis
Jovem de 25 anos desapareceu na manhã do primeiro dia do ano na Praia dos Ingleses.
Buscas foram feitas em várias frentes em Florianópolis — Foto: CBMSC/Divulgação
Foi encontrado neste domingo (5) o corpo de um jovem de 25 anos que estava desaparecido desde a manhã de 1º de janeiro, quando entrou no mar da Praia dos Ingleses, no Norte de Florianópolis. Ele sumiu e desde então era procurado, até ser achado sem vida nas proximidades da Ilha Mata Fome.
O Corpo de Bombeiros confirmou que era a vítima, mas não informou a identidade. O resgate foi feito a cerca de 1 milha náutica (cerca de 1,8 quilômetro) da ilha.
A corporação reiterou que seguiu em buscas durante todo o período, incluindo ação de mergulhadores, uso de drones e varreduras aéreas. Ressaltou ainda as condições desfavoráveis do mar no dia do desaparecimento, com correntes marítimas intensas.
Após o resgate do corpo, a Polícia Científica fez a remoção e vai iniciar os procedimentos legais para posterior liberação à família.
ALERTAS IMPORTANTES
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático mostram que 15 brasileiros morrem afogados diariamente no país. Isso equivale a uma morte a cada 90 minutos e cerca de 6 mil por ano. Os homens são vítimas desses acidentes seis vezes mais do que as mulheres.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina oferece orientações essenciais para garantir a segurança dos banhistas:
– Optar por banhar-se próximo a um posto de guarda-vidas; dentro de um raio de 200 metros de distância do posto.
– Evite banhar-se nas praias sinalizadas com bandeira vermelha. As informações podem ser obtidas através do aplicativo CBMSC CIDADÃO.
– Evite brincadeiras perigosas que coloquem a segurança em risco, como “briga de galo” e competições de apneia.
– Não consuma bebidas alcoólicas antes ou durante a permanência na água.
– Mantenha-se afastado de embarcações e evite permanecer perto delas.
– Crianças devem ser supervisionadas por adultos enquanto estiverem na água, e é essencial informar a um parente sobre o local e horário de retorno ao nadar em rios, balneários ou piscinas.
– Evite mergulhos “de ponta” em locais desconhecidos e tome cuidado com o limo nas pedras, que pode causar escorregões.
– Se você estiver com criança, ou pessoas com alguma vulnerabilidade, temos disponível gratuitamente nos nossos postos de Guarda-Vidas as pulseirinhas de identificação.