Prefeito Fuad Noman de BH melhora, mas segue na UTI: atualização de saúde

Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, tem melhora no quadro clínico, mas permanece na UTI

Equipes médicas avaliam se a ventilação mecânica poderá ser retirada.

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), apresentou melhora no quadro de saúde. Conforme boletim médico divulgado na tarde deste domingo (5), houve evolução durante as últimas 24 horas, com normalização dos parâmetros hemodinâmicos e melhora na respiração. Agora será feita uma avaliação e teste de extubação para retirada da ventilação mecânica.

Fuad segue internado na UTI do Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital. Ele deu entrada na unidade na sexta-feira (3) com um quadro de insuficiência respiratória causada por uma pneumonia. Esta é a quarta internação dele desde o fim de novembro de 2024.

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, se afastou do cargo por 15 dias. O vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), assumiu a prefeitura de BH neste sábado (4).

Fuad Nomam volta a ser internado

“O afastamento se dará conforme atestado médico emitido pelo Dr. Enaldo Melo de Lima, para tratamento de pneumonia. Nesse período, o vice-prefeito Álvaro Damião assume interinamente o comando da Prefeitura”, diz nota da prefeitura.

Na última quarta-feira (1º), o prefeito tomou posse de forma virtual, seguindo recomendação médica para evitar locais com grande concentração de pessoas por conta da baixa imunidade. Ele teve dificuldade para falar durante o discurso.

No dia 18 de dezembro, Fuad não compareceu à diplomação dos políticos eleitos em 2024. Em entrevista à imprensa, o vice-prefeito, Álvaro Damião, informou que ele estava em casa se recuperando.

INTERNAÇÕES

No fim de novembro, Fuad Noman passou cinco dias no hospital por causa de dores nas pernas relacionadas ao tratamento de câncer.

No início de dezembro, o prefeito voltou a ser internado. Ele teve alta no dia 15, depois de enfrentar uma pneumonia e sinusite. Durante esse período no hospital, um exame confirmou a remissão total do câncer.

Quatro dias depois, no dia 19 de dezembro, Fuad Noman foi internado novamente, desta vez com um quadro de diarreia e desidratação. Ele chegou a ser monitorado na UTI devido a um sangramento intestinal, mas recebeu alta no último dia 23.

Onze dias depois, nesta sexta-feira (3), o prefeito voltou ao Hospital Mater Dei, com insuficiência respiratória aguda e necessidade de ventilação mecânica.

LINFOMA NÃO HODGKIN

Em julho do ano passado, Fuad contou que, após exames de rotina, foi diagnosticado com um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH). Ele passou por uma cirurgia e, imediatamente, iniciou as terapias para combater a doença.

O LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e se espalha de maneira não ordenada.

Em outubro de 2024, durante o período eleitoral, o prefeito informou que havia concluído o tratamento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem em surto depreda Igreja de Santa Tereza em Mariana

Diário do Estado Triângulo é depredada em cidade histórica de MG

Igreja de Santa Tereza de Ávila, em Mariana, teve mobiliário e peças históricas danificadas por um homem em surto, de acordo com a Polícia Militar.

Homem, em surto, quebra objetos de uma igreja, em Mariana

Um homem, que segundo a Polícia Militar, estava em surto, depredou a histórica Igreja de Santa Tereza de Ávila, construída na primeira metade do século XVIII, durante o Ciclo do Ouro, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. O crime ocorreu na segunda-feira (6), no distrito de Bandeirantes.

O homem quebrou vários objetos dentro da igreja, como portas, bancos, cadeiras, castiçais e lustres históricos. A Polícia Militar foi acionada e encontrou o suspeito já em casa, bastante agitado e com a fala desconexa.

Os policiais conversaram com ele e o convenceram a procurar a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Mariana para receber atendimento. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, ele foi medicado e encaminhado com urgência para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade.

Segundo historiadores, a Igreja de Santa Tereza de Ávila é possivelmente a precursora do estilo arquitetônico maneirista, que surgiu na Itália e se estendeu pela Europa entre 1520 e 1610, período entre a renascença e o barroco. O maneirismo foi adotado em várias capelas mineiras construídas na região.

Em nota, a Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para apurar a denúncia de dano ao patrimônio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp