Prefeito reeleito de BH: promessas cumpridas e desafios futuros

Prefeito reeleito de Belo Horizonte ainda pretende iniciar a construção de 7 escolas municipais de educação infantil e uma de ensino fundamental e ampliar a coleta seletiva para mais da metade dos bairros da capital. O Diário do Estado vai acompanhar, ao longo do mandato, o cumprimento de 18 promessas apresentadas por Noman em entrevistas e no plano de governo.

O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), prometeu construir três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ampliar a oferta do ensino integral para 100% dos alunos e adquirir e colocar em circulação 100 ônibus elétricos na rede municipal de transporte. Atualmente, menos da metade dos alunos matriculados na educação infantil e no ensino fundamental da rede municipal da capital têm atendimento integral. Fuad Noman admitiu o gargalo ao longo da campanha de 2024 e prometeu a ampliação.

O prefeito reeleito ainda prometeu concluir a obra de duas novas escolas municipais de educação infantil e iniciar a construção de outras sete e de mais uma de ensino fundamental. Na saúde, o prefeito pretende aumentar o número de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ampliar o número de centros de saúde. No meio ambiente, Fuad prometeu ampliar a coleta seletiva para pelo menos metade dos bairros de Belo Horizonte até o final do mandato. Pretende, ainda, adquirir 100 ônibus elétricos e incluí-los no sistema de transporte público municipal.

Essas são algumas das 18 promessas feitas por Fuad em entrevistas e no plano de governo que o Diário do Estado selecionou e vai acompanhar ao longo do mandato 2025-2028. O levantamento exclusivo do Diário do Estado acompanha, desde a posse, o que foi prometido pelo prefeito no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas e debates com a participação de Fuad Noman. O Diário do Estado reuniu tudo o que foi prometido e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. Depois, acompanha de perto o andamento das promessas e publica levantamento com 1 ano de mandato, outro com 3,5 anos e um balanço do fim da gestão.

Na página especial do Diário do Estado é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em cada etapa, além da explicação sobre cada promessa, com base nas respostas da gestão e no que foi apurado pela equipe de reportagem. Acompanhe no Diário do Estado o cumprimento das promessas feitas por Fuad Noman para Belo Horizonte e como estão sendo colocadas em prática ao longo do mandato.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cantor sertanejo desabafa após agressão em show de réveillon em MG: prejuízo de quase R$50 mil, cicatriz permanente e dor moral

Prejuízo de quase R$ 50 mil, cicatriz eterna e dor moral: cantor sertanejo desabafa depois de levar garrafada em show de réveillon em MG

Benício, da dupla com Hermes, levou 32 pontos e ficará com uma cicatriz permanente. Em depoimento para a polícia, o suspeito afirmou que agrediu o sertanejo porque o viu beijando sua esposa durante festa em João Pinheiro, no Noroeste do estado.

Adelson Trindade de Souza, conhecido como Benício, da dupla ‘Hermes e Benício’, relatou ao Diário do Estado sobre como foram os últimos dias, desde que foi ferido com uma garrafa durante um show de réveillon. A agressão foi registrada na madrugada de quarta-feira (1°), em João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais.

Para além da dor física, Benício ressalta que, devido à agressão, não pôde participar do ensaio de gestação da esposa Karla Pacheco, grávida de oito meses do segundo filho do casal. Além disso, ficará com uma cicatriz permanente na região do olho esquerdo e precisou cancelar pelo menos oito shows.

“Olhar no espelho pela primeira vez não foi fácil. Eu sou um cara vaidoso, querendo ou não, eu vejo a minha imagem e hoje estou com o rosto desfigurado. Enquanto pai, doeu não participar do ensaio de gestação da minha esposa. Foi uma decisão que tomamos juntos por eu estar com o rosto dessa forma”, disse Benício.

O cantor também relembrou a agressão, onde foi surpreendido com uma garrafada enquanto guardava equipamentos após o show. Ele destacou a dificuldade emocional que enfrentou em meio a falsas acusações veiculadas por portais de notícia. Benício enfatizou que ele e sua esposa trabalham em família, refutando a ideia de qualquer envolvimento indevido.

O processo de recuperação de Benício será longo, com 90 dias de repouso devido aos 32 pontos no rosto. Apesar dos desafios enfrentados, o cantor expressou gratidão aos fãs pela preocupação e apoio, esperando retornar em breve aos palcos, mesmo após o episódio traumático.

Após o incidente, o suspeito foi preso pela Polícia Civil. Testemunhas negaram as alegações do agressor e confirmaram que não houve beijo entre Benício e a esposa do homem detido. Benício não prestou depoimento imediato devido aos ferimentos e foi representado por seu advogado.

A dupla Hermes e Benício pretende tomar medidas legais em relação ao ocorrido, incluindo uma ação indenizatória pelos danos causados. A agressão deixou marcas físicas e emocionais em Benício, afetando sua rotina de trabalho e vida pessoal. A repercussão do caso evidenciou a importância do apoio da comunidade artística e fãs neste momento difícil.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp