Eduardo Braide promete melhorias em São Luís: novos Socorrão II, elevados e ciclovias – Acompanhe as promessas do prefeito

Entrega do Novo Socorrão II, construção de mais dois elevados e ciclovias: confira as promessas de Braide para São Luís que o DE vai acompanhar

Prefeito reeleito também se comprometeu a criar aplicativo para facilitar a marcação de consultas e exames. Promessas dos Políticos, projeto desenvolvido pelo DE, selecionou 24 compromissos que serão monitorados nos próximos quatro anos. Eles foram selecionados a partir do programa de governo registrado no TSE e durante sua campanha.

1 de 1 O prefeito Eduardo Braide (PSD) faz juramento ao assumir o cargo de prefeito de São Luís — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

O prefeito Eduardo Braide (PSD) faz juramento ao assumir o cargo de prefeito de São Luís — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

O prefeito de São Luís [https://DE.globo.com/ma/maranhao/cidade/sao-luis/], Eduardo Braide (PSD [https://DE.globo.com/politica/partido/psd/]), reeleito com 70,12% dos votos válidos em outubro de 2024 [https://DE.globo.com/ma/maranhao/eleicoes/2024/noticia/2024/10/06/eduardo-braide-do-psd-e-reeleito-prefeito-de-sao-luis.ghtml], estabeleceu uma série de promessas para o segundo mandato iniciado em 1º de janeiro de 2025. Os compromissos estão presentes no seu plano de governo, enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e foram anunciados ao longo da campanha eleitoral em entrevistas e nas redes sociais.
Clique e se inscreva no canal do DE Maranhão no WhatsApp [https://whatsapp.com/channel/0029Va4aHFpGJP8FuVYlqF27]

O Promessas dos Políticos [https://DE.globo.com/politica/promessas-dos-politicos/eduardo-braide-sao-luis-ma-25-28/], projeto desenvolvido pelo DE, selecionou 24 compromissos que serão monitorados durante os quatro anos.

Entre eles, está a entrega do Novo Hospital de Urgência e Emergência de São Luís, o Socorrão II, considerado um dos mais importantes do Maranhão. O hospital terá capacidade de leitos aumentada de 240 para 280, novas especialidades médicas, além da ampliação do centro cirúrgico.

Braide também prometeu criar o Centro de Exames de Diagnóstico de São Luís, implantar o sistema de Telemedicina na Rede Municipal de Saúde e criar um aplicativo para facilitar a marcação de consultas.

Na Educação, o prefeito reeleito prometeu construir mais 20 creches de tempo integral, o Museu Nacional do Azulejo e reativar o Circo-Escola Nelson Brito, fechado desde 2012.

Em mobilidade urbana, Braide se comprometeu a fazer uma ciclovia interligando o bairro do Tirirical ao Terminal de Integração da Praia Grande, que recebe uma alta movimentação diária de pessoas.

LEVANTAMENTO EXCLUSIVO

O levantamento exclusivo do DE acompanha, desde a posse, o que foi prometido pelo prefeito no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevistas e em debates com a participação de Eduardo Braide. [Clique aqui e veja o levantamento [https://DE.globo.com/politica/promessas-dos-politicos/eduardo-braide-sao-luis-ma-25-28/]]

O DE reuniu tudo o que foi prometido e separou o que pode ser claramente cobrado e medido. Veja os critérios [https://DE.globo.com/politica/noticia/2018/12/28/criterios-de-avaliacao-das-promessas-de-presidente-governadores-e-prefeitos.ghtml]. Depois, acompanha de perto o andamento das promessas e publica levantamento com 1 ano de mandato, outro com 3,5 anos e um balanço do fim da gestão.

Na página especial [https://DE.globo.com/politica/promessas-dos-politicos/eduardo-braide-sao-luis-ma-25-28/] é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em cada etapa, além da explicação sobre cada promessa, com base nas respostas da gestão e no que foi apurado pela equipe de reportagem.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Autorização judicial para crianças e adolescentes no Carnaval em São Luís: entenda as regras e prazos.

A participação de crianças e adolescentes em festas de Carnaval em São Luís está sujeita à autorização da Vara da Infância. Agremiações ou responsáveis por eventos, brincadeiras, danças, grupos ou escolas de samba têm um prazo estabelecido para solicitar essa autorização. De acordo com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), o período vai de 20 de janeiro a 14 de fevereiro de 2025, visando garantir a segurança e proteção dos menores durante as comemorações carnavalescas.

A solicitação deve ser feita na 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís. A participação de crianças, independentemente de estarem acompanhadas dos pais ou responsáveis legais, só será permitida com a apresentação do Alvará Judicial expedido pela referida vara. A portaria destaca que a participação de crianças menores de seis anos após a meia-noite e de crianças entre seis e 12 anos incompletos até as 2h está sujeita a regras específicas.

Para os adolescentes, a presença é permitida sem restrição de horário, desde que haja autorização expressa dos responsáveis. A expedição de Alvará Judicial não é necessária para bailes infantojuvenis com término até as 24h, desde que as crianças ou adolescentes estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais. Já em festas de cunho familiar ou promovidas por instituições escolares, religiosas ou similares, a responsabilidade quanto à participação de menores fica a cargo dos responsáveis.

Os responsáveis pelos eventos carnavalescos devem manter à disposição o Alvará Judicial e a relação nominal dos adolescentes, além de cópias dos documentos dos pais ou responsáveis legais. É proibida a utilização de objetos, vestuários ou adereços que possam oferecer riscos à integridade física dos participantes ou que violem a moral ou dignidade dos menores. O descumprimento das determinações pode resultar na não participação dos jovens no evento, bem como em medidas administrativas ou judiciais.

A autorização da Vara da Infância visa garantir o bem-estar e a segurança das crianças e adolescentes que participam das festividades carnavalescas em São Luís. O cumprimento das normas estabelecidas é essencial para que todos possam aproveitar o Carnaval com responsabilidade e respeito aos direitos dos menores. Por isso, a solicitação de autorização deve ser feita dentro do prazo estipulado e os responsáveis devem seguir todas as orientações para garantir a participação segura e adequada dos menores nas festas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp