Capotamento no Paraná: Regras de Transporte de Animais em Carros para Evitar Acidentes

Capotamento no Paraná após cachorro pular no colo de motorista: veja regras de transporte de animais em carros

Acidente aconteceu na BR-376, em Alto Paraná. Duas crianças ficaram feridas. Animal foi acolhido no Corpo de Bombeiros de Paranavaí, onde a família o buscou após vítimas receberem alta médica. Motorista contou aos agentes da PRF que, ao pular no colo, o cachorro causou o acidente.

O transporte de pets em veículos pode gerar infrações graves caso mecanismos de segurança não sejam utilizados. O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) estipula regras de transporte que, caso sejam desrespeitadas, podem gerar penalização e multa. Veja abaixo.

Em Alto Paraná, no noroeste do estado, um carro capotou após um cachorro pular no colo da motorista, que perdeu o controle do veículo. Duas crianças ficaram feridas. Enquanto as vítimas eram atendidas, o animal, que não teve ferimentos, foi levado ao Corpo de Bombeiros de Paranavaí.

A família o buscou no final da tarde de sexta-feira (3), depois que os envolvidos receberam alta médica. A corporação não informou como o animal estava sendo transportado no veículo. Cachorro pulou no colo de motorista, que perdeu controle e capotou carro no Paraná.

Leia também: Ex-vereador e esposa: Veja quem são os mortos em acidente envolvendo BMW no Paraná. IPVA 2025: Confira calendário do imposto e formas de pagamento no Paraná. BR-376: Motorista capota carro com duas crianças após cachorro pular no colo dela.

RECOMENDAÇÕES: Transporte de pet requer cuidados para a segurança da viagem. O artigo 235 do CTB estabelece como infração grave “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados”. Uma infração como essa ocorreria, por exemplo, caso um animal fosse transportado em um compartimento aberto de carga, exemplifica a Polícia Militar do Paraná (PM-PR). A multa é de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Já o artigo 252 do CTB determina a proibição de se transportar animais à esquerda, dentro do veículo, ou entre os braços e pernas do motorista. A infração é considerada média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) orienta que os pets fiquem em caixas de transporte individuais ou cadeirinhas que acomodam os animais. As caixas de transporte devem estar presas ao cinto de segurança do carro.

Outra recomendação é o uso de grade de segurança entre os bancos dianteiros e traseiros, que ajudam a evitar que os pets interfiram na condução do motorista. Também podem ser utilizados cintos de segurança específicos para pets. O dispositivo é vendido de acordo com tamanho e o peso do animal, com peitoral ou guia adaptada. Exemplo de cinto de segurança para animais.

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO DE PARANÁ. Leia mais notícias no de Paraná.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alerta Amarelo: Tempestade no Paraná – Previsão e Cuidados para 389 Cidades – DE Atento até 19h – Simepar Alerta.FirebaseAuth.Security.

O DE emitiu um alerta amarelo de perigo de tempestade para para 389 cidades do Paraná neste sábado (11). O alerta é válido até às 19h. Veja mais abaixo.

Conforme o DE, estão previstos ventos intensos que podem atingir até 60 quilômetros por hora, queda de granizo e chuva de até 50 milímetros. O risco é baixo para queda de energia, estrago em plantações, queda de galhos de árvore e alagamento.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as tempestades podem ser pontualmente intensas, especialmente à tarde, em todas as regiões do estado. Na faixa litorânea, os ventos vindos do oceano manterão as condições favoráveis à chuva, principalmente entre a tarde e a noite, explica o Simepar.

Para o domingo (12), o órgão explica que a instabilidade perde força no estado e o sol aparece com mais intensidade na região centro-oeste.

A população deve tomar alguns cuidados, segundo o DE:

– Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
– Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
– Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
– Evitar enfrentar o mau tempo;
– Observar alteração nas encostas.

Para mais informações a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp