O Governo de Goiás está preparado para entregar várias obras significativas no transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana em 2025, como parte do ambicioso Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Este projeto visa transformar o sistema de transporte público, inspirado nos modelos das grandes cidades europeias e focado na sustentabilidade.
As intervenções incluem a reforma de 19 plataformas e seis terminais do Eixo Anhanguera, que devem ser concluídas até dezembro de 2025. Atualmente, os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia estão em obras, enquanto os terminais Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio também receberão melhorias nos próximos meses. Além disso, dez estações do Eixo Anhanguera serão reinauguradas: Botafogo, Iquego, Anicuns, Vila Morais, HGG, José Hermano, Ruas 7 e 8 (Setor Central), Capuava e Cascavel.
O pacote de melhorias soma um investimento total de R$ 1,7 bilhão. Em 2024, nove estações já haviam sido totalmente revitalizadas: Anhanguera, Campinas, Hemocentro, Lago das Rosas, Vila Bandeirantes, Rua 20 (Mercado Central), Universitária, Palmito e Jóquei Clube. De acordo com o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, “Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade que proporcione dignidade ao cidadão”.
Renovação da frota
Outro destaque do Projeto Nova RMTC é a renovação da frota do transporte público. Serão adquiridos mais de 1,5 mil veículos novos, todos equipados com ar-condicionado, sendo 190 deles elétricos. Em 2025, serão entregues 151 ônibus super padron movidos a diesel com menor emissão de poluentes e 49 ônibus elétricos. Em 2024, foram entregues 14 ônibus elétricos, 132 ônibus convencionais e 50 veículos super padron com tecnologia Euro VI.
O projeto também prevê melhorias nos cerca de 7 mil pontos de ônibus que compõem o sistema de transporte da Região Metropolitana. Em 2024, mais de 5 mil pontos foram construídos, reformados ou mantidos, e 1.720 receberam sinalização com placas de identificação. Essas melhorias visam aumentar a eficiência e a acessibilidade do sistema de transporte público.