Ibama confirma vazamento de produto químico no Rio Tocantins

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmou nesta segunda-feira, 6, a existência de fissuras no tanque de um dos caminhões que afundou no Rio Tocantins após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Tocantins ao Maranhão. O veículo da empresa Pira-Quimica continha 23 mil litros de ácido sulfúrico.

A informação preliminar foi constatada por mergulhadores que identificaram, na última sexta-feira, 3, a presença de duas fissuras no tanque, após a suspeita de um possível vazamento levantada pela equipe da Marinha do Brasil que atua na operação de busca e resgate das vítimas. De acordo com o Ibama, foi solicitado relatório oficial das informações obtidas no local pela equipe da Pira-Química, que deverá ser concluído até esta quinta-feira, 9.

O órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente informou ainda que as análises da qualidade da água do Rio Tocantins não demonstram alterações consideráveis. “Até o momento, os parâmetros avaliados estão dentro da normalidade para água doce. Desde a queda da ponte, não foi constatado impacto à fauna local.”, destacou, por meio de nota.

O acompanhamento da qualidade da água é realizado diariamente pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão. As ações de resposta à emergência ambiental também são acompanhadas por servidores do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas e das superintendências do Ibama no Maranhão e Tocantins.

Outras cargas

Além do caminhão da Pira-Quimica, o desabamento da ponte também levou mais dois caminhões carregados de produtos perigosos às águas do Rio Tocantins. Um deles, da empresa Videira, transportava 40 mil litros de ácido sulfúrico. A análise visual de mergulhadores constatou que o tanque permanece intacto.

O terceiro veículo, da empresa Suminoto, transportava bombonas carregadas com agrotóxico. O trabalho de sondagem da carga no fundo do rio deverá ser realizado por mergulhadores contratados pela empresa ainda hoje.

Segundo o Ibama, as empresas e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) foram notificadas a apresentar Planos de Atendimento à Emergência (PAEs) com análise de riscos para retirada dos caminhões e produtos depositados no fundo do rio.

Entenda

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os estados do Maranhão e Tocantins pela BR-226, desabou no fim da tarde do dia 22 de dezembro de 2024. A operação de busca e resgate teve início ainda no mesmo dia, com o reforço de várias frentes como Corpo de Bombeiros, empresas privadas e o emprego de embarcações, helicóptero e viaturas na região.

Atualmente, o trânsito de veículos entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), que eram ligados pela ponte na BR-226, está sendo feito por rotas alternativas com duas opções para veículos leves e três para veículos pesados.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estabelecerá também um fluxo de balsas no local para a travessia de carros de passeio, ambulâncias e caminhonetes, sem custo para os usuários. O serviço está previsto para começar a operar após o fim da operação de busca e resgate das vítimas, com a localização das três vítimas que ainda permanecem desaparecidas.

 

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Governo de Goiás investe R$ 1,7 bilhão em transporte público

O Governo de Goiás está preparado para entregar várias obras significativas no transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana em 2025, como parte do ambicioso Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Este projeto visa transformar o sistema de transporte público, inspirado nos modelos das grandes cidades europeias e focado na sustentabilidade.

As intervenções incluem a reforma de 19 plataformas e seis terminais do Eixo Anhanguera, que devem ser concluídas até dezembro de 2025. Atualmente, os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia estão em obras, enquanto os terminais Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio também receberão melhorias nos próximos meses. Além disso, dez estações do Eixo Anhanguera serão reinauguradas: Botafogo, Iquego, Anicuns, Vila Morais, HGG, José Hermano, Ruas 7 e 8 (Setor Central), Capuava e Cascavel.

O pacote de melhorias soma um investimento total de R$ 1,7 bilhão. Em 2024, nove estações já haviam sido totalmente revitalizadas: Anhanguera, Campinas, Hemocentro, Lago das Rosas, Vila Bandeirantes, Rua 20 (Mercado Central), Universitária, Palmito e Jóquei Clube. De acordo com o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, “Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade que proporcione dignidade ao cidadão”.

Renovação da frota

Outro destaque do Projeto Nova RMTC é a renovação da frota do transporte público. Serão adquiridos mais de 1,5 mil veículos novos, todos equipados com ar-condicionado, sendo 190 deles elétricos. Em 2025, serão entregues 151 ônibus super padron movidos a diesel com menor emissão de poluentes e 49 ônibus elétricos. Em 2024, foram entregues 14 ônibus elétricos, 132 ônibus convencionais e 50 veículos super padron com tecnologia Euro VI.

O projeto também prevê melhorias nos cerca de 7 mil pontos de ônibus que compõem o sistema de transporte da Região Metropolitana. Em 2024, mais de 5 mil pontos foram construídos, reformados ou mantidos, e 1.720 receberam sinalização com placas de identificação. Essas melhorias visam aumentar a eficiência e a acessibilidade do sistema de transporte público.

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