Novos radares são instalados nas ruas de Goiânia após sete meses sem fiscalização

Após sete meses sem fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas de Goiânia, novos radares começaram a ser instalados, informou a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito. O primeiro radar foi instalado na Avenida Perimetral com a CM-12, no Setor Cândida de Moraes, sentido leste-oeste. A instalação começou na noite de segunda-feira (6). Segundo a pasta, será instalado um radar por dia, por se tratar de um processo complexo, seguindo o cronograma previsto no Termo de Referência do Edital de Licitação. A expectativa é que na quarta-feira (8), a instalação dos equipamentos da Av. Universitária comece.

A instalação será feita durante a noite, para não prejudicar o trânsito da capital, segundo a pasta. Os equipamentos devem monitorar as 602 faixas de tráfego da capital em até 12 meses, informou. A licitação foi dividida em três lotes: Lote 1: Região sul de Goiânia – Consórcio Anhanguera; Lote 2: Região norte de Goiânia – Consórcio Fiscaliza Gyn; Lote 3: Criação de uma central de controle para monitoramento dos radares – Consórcio Anhanguera.

Mesmo após a finalização da instalação, o equipamento não funciona imediatamente, informou a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito. A empresa deve agendar perícia com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que vai os avaliar e só então estarão aptos a realizar a fiscalização. Segundo a Secretaria, a expectativa é que os radares funcionem plenamente em uma semana após a instalação. Testes conceituais foram realizados entre 25 e 28 de novembro de 2024 por técnicos da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito.

Segundo a antiga empresa responsável pela manutenção e operação dos equipamentos, os radares foram desligados, há sete meses, após a antiga gestão da Prefeitura de Goiânia suspender o contrato unilateralmente. Em abril de 2023, os radares também foram desligados por falta de pagamento. Depois disso, foi feito novo contrato com outra empresa. A licitação para essa contratação das responsáveis pelos fornecimentos dos radares foi homologada pela Prefeitura há um mês. Essa ação tem como objetivo garantir a segurança viária e o cumprimento das normas de trânsito na cidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Calendário de pagamento do IPVA 2025 inicia em 15 de janeiro

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 em Goiás inicia em 15 de janeiro, oferecendo a opção de pagamento à vista com um desconto de 8% ou o parcelamento do tributo, sem distinção do final da placa do veículo.

A Secretaria de Estado da Economia esclarece que a alíquota do IPVA permanece inalterada para este ano. O novo calendário abrange até outubro, com vencimentos programados para o dia 15 de cada mês. Se essa data coincidir com um fim de semana, o pagamento poderá ser realizado no primeiro dia útil seguinte. Esse formato torna o calendário mais fácil de ser lembrado em relação à versão anterior, que possuía datas variadas.

Emissão de boleto

Para emitir o boleto do IPVA, os contribuintes podem acessar o site goias.gov.br/detran, utilizar a aba ‘Consulta de veículos’ no Portal Expresso ou o aplicativo DetranGO ON, facilitando o processo de pagamento.

As placas final 1 e 2 têm a opção de quitar o IPVA em nove parcelas, enquanto as placas de finais 3 a 0 podem optar por dez parcelas. Essa determinação segue as diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece setembro como prazo para renovação do Licenciamento Anual dos veículos com finais 1 e 2.

Em relação às isenções, Goiás possui uma frota de 4,8 milhões de veículos, mas muitos estão isentos do IPVA. As pessoas com deficiência, por exemplo, contaram com cerca de 12 mil beneficiários em 2024, e veículos com mais de 15 anos totalizam cerca de 2,5 milhões. Além disso, haverá uma redução do imposto pela metade para carros populares e motocicletas com especificações determinadas, e descontos para quem participa do programa Nota Goiana, que variam de 5% a 10%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp