Marido é preso por torturar esposa com choques e amarras por 18 anos

Marido é preso suspeito de torturar mulher com choques e a amarrar com cordas durante 18 anos

Denúncia foi feita após a vítima ser internada na UPA de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, com ferimentos pelo corpo. Suspeito responde por lesão corporal grave, cárcere privado e tortura.

Marido é preso suspeito de torturar mulher com choques e a amarrar com cordas por 18 anos

Um homem foi preso suspeito de ter torturado a mulher, por 18 anos, com choques elétricos e de ter mantido ela em cárcere privado, amarrada com cordas, informou a Polícia Civil. O caso foi denunciado após ela ser internada com diversos ferimentos no corpo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Ingá, em Luziânia, na Região do Entorno do Distrito Federal.

O nome do suspeito não foi divulgado pela polícia e, por isso, o G1 não obteve contato com a defesa para um posicionamento até a última atualização desta reportagem.

O suspeito foi preso preventivamente nesta segunda-feira (6). De acordo com a Polícia Civil, a mulher relatou para a equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) que era mantida em cárcere privado e constantemente torturada pelo companheiro, com choques elétricos e amarras.

Quando a equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) chegou à UPA, onde a vítima estava internada, foram constatados hematomas pelo corpo, marcas de cordas nas pernas e lesões nos dedos.

Diante do relato da mulher e da constatação das lesões, a Polícia Civil solicitou à Justiça a prisão preventiva do companheiro da vítima. Segundo o delegado Wallace Vieira, o suspeito responde por lesão corporal grave, cárcere privado e tortura.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Calendário de pagamento do IPVA 2025 inicia em 15 de janeiro

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 em Goiás inicia em 15 de janeiro, oferecendo a opção de pagamento à vista com um desconto de 8% ou o parcelamento do tributo, sem distinção do final da placa do veículo.

A Secretaria de Estado da Economia esclarece que a alíquota do IPVA permanece inalterada para este ano. O novo calendário abrange até outubro, com vencimentos programados para o dia 15 de cada mês. Se essa data coincidir com um fim de semana, o pagamento poderá ser realizado no primeiro dia útil seguinte. Esse formato torna o calendário mais fácil de ser lembrado em relação à versão anterior, que possuía datas variadas.

Emissão de boleto

Para emitir o boleto do IPVA, os contribuintes podem acessar o site goias.gov.br/detran, utilizar a aba ‘Consulta de veículos’ no Portal Expresso ou o aplicativo DetranGO ON, facilitando o processo de pagamento.

As placas final 1 e 2 têm a opção de quitar o IPVA em nove parcelas, enquanto as placas de finais 3 a 0 podem optar por dez parcelas. Essa determinação segue as diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece setembro como prazo para renovação do Licenciamento Anual dos veículos com finais 1 e 2.

Em relação às isenções, Goiás possui uma frota de 4,8 milhões de veículos, mas muitos estão isentos do IPVA. As pessoas com deficiência, por exemplo, contaram com cerca de 12 mil beneficiários em 2024, e veículos com mais de 15 anos totalizam cerca de 2,5 milhões. Além disso, haverá uma redução do imposto pela metade para carros populares e motocicletas com especificações determinadas, e descontos para quem participa do programa Nota Goiana, que variam de 5% a 10%.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp