Relógio de Balthazar Martinot retorna restaurado ao Palácio do Planalto

Relógio destruído em 8/1 retorna, restaurado, ao Palácio do Planalto

Relógio de Balthazar Martinot teve a restauração feita em parceria com o governo
da Suíça. A peça, rara, é de casco de tartaruga e bronze. Quase dois anos após os atos antidemocráticos que resultaram na depredação da Praça dos Três Poderes na tentativa de um golpe de Estado, o relógio de Balthazar Martinot retornou, nesta terça-feira (7/1), ao Palácio do Planalto. O objeto foi destruído quando a ação golpista invadiu a sede da Presidência brasileira em 8 de janeiro de 2023.

A expectativa é que o relógio seja reintegrado ao acervo do Planalto nesta quarta-feira (8/1), quando haverá uma série de solenidades para lembrar a força da democracia e o estrago causado há dois anos.

O item teve a restauração realizada em parceria com o governo da Suíça. Ele é uma obra de Balthazar Martinot, feita de casco de tartaruga e de um bronze especial, trazido ao Brasil por Dom João VI em 1808. Na segunda-feira (6/1), mais itens recuperados chegaram ao Planalto. Entre eles, estão a pintura “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, e a escultura “Galhos e Sombras”, de Frans Krajcberg.

As cerimônias na sede da Presidência nesta quarta contarão com autoridades de todos os Três Poderes. Ministros também foram orientados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a retornarem de férias para a data.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cruzeiro anuncia contratação de Fabrício Bruno e reforços para temporada 2024

Fim da novela: Cruzeiro anuncia contratação do zagueiro Fabrício Bruno

Defensor é mais um dos reforços do Cruzeiro que estarão presentes no Distrito Federal, no dia 22 deste mês, em duelo contra o Athletic, pelo Mineiro.

O Cruzeiro anunciou, na noite deste sábado (11/1), a contratação do zagueiro Fabrício Bruno. O beque, revelado pela própria Raposa, assinou contrato válido até o fim de 2028.

A negociação com o Flamengo durou semanas. Na última quinta-feira (9/1), o presidente Luiz Eduardo Baptista, o BAP, havia confirmado a venda do zagueiro ao Cruzeiro. O clube mineiro desembolsou 7 milhões de euros (R$ 44 milhões) por 100% dos direitos econômicos do jogador.

Fabrício Bruno se apresentará à Raposa na pré-temporada nos Estados Unidos.

O defensor é mais um dos reforços do Cruzeiro que estarão presentes no DF, no dia 22 deste mês, quando o Cabuloso enfrenta o Athletic, às 20h, pelo Campeonato Mineiro. O jogo é uma realização DE Sports. E no dia 30, em mais uma partida do DE Sports, o Cabuloso enfrenta o Itabirito, em Belo Horizonte.

Confira a lista de contratações já anunciadas pelo Cruzeiro:
– Gabigol: jogou pelo Flamengo em 2024
– Dudu: jogou pelo Palmeiras em 2024
– Bolasie: jogou pelo Criciúma em 2024
– Rodriguinho: jogou pelo América-MG em 2024
– Christian: jogou pelo Athletico-PR em 2024
– Eduardo: jogou pelo Botafogo em 2024
– Fagner: jogou pelo Corinthians em 2024
– Fabrício Bruno: jogou pelo Flamengo em 2024
– Marquinhos: jogou no Fluminense em 2024

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal de esportes do DE no Telegram e não deixe de nos seguir também no perfil de esportes do DE no Instagram!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp