Bombeiros resgatam moradores ilhados durante enchente em Rio Verde

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, em Rio Verde, foi acionado na madrugada desta terça-feira, 07, para resgatar moradores que ficaram ilhados na região de Ranchos da Fazenda Boa Vista, devido à forte cheia do Córrego Boa Vista.

Ao chegarem no local, as equipes de resgate encontraram três vítimas, que estavam em segurança, mas em situação de risco. Duas delas estavam no telhado de uma residência e uma em cima de uma árvore, em meio a águas que atingiam cerca de dois metros de altura.

A correnteza forte e a presença de obstáculos como telas, arames e madeiras suspensas na água impediram o uso imediato de embarcações. Diante do cenário, os bombeiros monitoraram o nível da água até que fosse possível realizar o resgate. Utilizando técnicas de salvamento em águas rápidas, o CBMGO conseguiu resgatar as vítimas sem que houvesse ferimentos.

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Governo de Goiás registra 55 milhões de acessos no Portal Expresso em 2024

O Governo de Goiás alcançou um marco significativo em 2024, com o Portal Expresso recebendo mais de 55 milhões de acessos aos seus serviços digitais. Este volume representa um crescimento de 70% em comparação com o ano anterior, quando os serviços foram acessados 32,5 milhões de vezes.

A plataforma Expresso, desenvolvida em parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), foi lançada em 2021 com o objetivo de democratizar o atendimento ao cidadão. Atualmente, oferece 117 serviços em ambiente totalmente digital, facilitando a vida dos cidadãos goianos e consolidando Goiás como o estado mais digitalizado do país, de acordo com o Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital.

Serviços disponíveis

Os canais do Portal Expresso e do aplicativo Expresso Goiás podem ser acessados de qualquer lugar do mundo via internet. Os serviços incluem consultas de informações de veículos e condutores, agendamento de atendimento presencial em unidades Vapt Vupt, solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), registro de ocorrências na Delegacia Virtual, e solicitação ou consulta de boletim escolar da rede estadual de educação, entre outros.

“Trabalhamos muito desde 2019 para digitalizar os serviços do Governo de Goiás e conseguir alcançar o índice que atingimos, que é o primeiro lugar do país em digitalização. Hoje, podemos dizer que o cidadão goiano tem todos os serviços do Estado na palma de sua mão”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

A oferta de serviços em ambiente digital passa pela quebra da cultura de burocratização, um esforço liderado pelo governador Ronaldo Caiado. “A simplificação do acesso aos serviços públicos e a adesão da população são fundamentais para o sucesso do programa”, explica o secretário da Administração, Alan Tavares. A Superintendência de Transformação Pública da Sead orienta os órgãos nos processos de transformação dos serviços para disponibilizá-los de forma digital, garantindo que a administração atenda às necessidades da população de maneira eficiente.

Acessibilidade e Inovação

Os cidadãos podem acessar os serviços do Portal Expresso de duas formas: em ambiente logado, utilizando credenciais de acesso ao GOV.BR para serviços que dependem de dados sensíveis, ou em ambiente não logado, para serviços que não requerem dados pessoais. Além disso, 25 serviços estão disponíveis pelo aplicativo Expresso Goiás.

“O Governo de Goiás tem demonstrado, de forma consistente, que a inovação não é apenas um conceito, mas uma prática fundamental na modernização da gestão pública. A adoção de soluções tecnológicas e processos mais eficientes permite que os serviços sejam entregues de maneira mais ágil e acessível, promovendo o bem-estar do cidadão e consolidando nosso estado como referência em digitalização e governança pública no país”, reforça o secretário Alan Tavares.

O portal Expresso começou a ser desenhado em 2019 e, quando lançado em maio de 2021, oferecia 70 serviços. Até o final de 2024, esse número aumentou para 117 serviços. “Isso foi possível graças aos esforços de todos os órgãos no sentido de transformar e modernizar seus processos internos, permitindo que um serviço possa ser concluído pelo cidadão sem a necessidade de intermediação humana”, destaca a subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Sead, Lara Garcia.

Novos serviços serão incluídos no programa nos próximos meses, à medida que os processos de simplificação de serviços forem finalizados.

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