Prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman melhora e está lúcido na UTI: boletim atualizado

Fuad Noman apresenta melhora e está lúcido, diz boletim; prefeito segue internado na UTI

Prefeito de Belo Horizonte deu entrada no Hospital Mater Dei na última sexta-feira (3). Esta é a quarta internação dele desde o fim de novembro de 2024.

1 de 3 Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) — Foto: Rodrigo Clemente/ PBH

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), apresentou “melhora nos parâmetros infecciosos” nas últimas 24 horas, segundo boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira (7). Ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da cidade. Exames indicaram uma pneumonia, que causou insuficiência respiratória aguda e necessidade de assistência ventilatória. Segundo o novo boletim, o prefeito “apresentou evolução clínica” e “encontra-se lúcido e orientado”.

2 de 3 Boletim médico do prefeito Fuad Noman (PSD) — Foto: Rede Mater Dei/ Reprodução

Nesta segunda-feira (6), o prefeito já tinha demonstrado melhora nos parâmetros respiratórios e sido extubado. Fuad Noman deu entrada no hospital na última sexta-feira (3). Esta é a quarta internação dele desde o fim de novembro de 2024. No dia 1º de janeiro, o prefeito tomou posse de forma virtual, seguindo recomendação médica de evitar locais com grande concentração de pessoas por causa da baixa imunidade. Ele teve dificuldade para falar durante o discurso.

INTERNAÇÕES

No fim de novembro, Fuad Noman passou cinco dias no hospital por causa de dores nas pernas relacionadas a tratamento de câncer. No início de dezembro, o prefeito voltou a ser internado. Ele teve alta no dia 15 depois de passar por um tratamento contra pneumonia e sinusite. Durante esse período no hospital, um exame confirmou a remissão total do câncer.

Quatro dias depois, no dia 19 de dezembro, Fuad Noman foi internado novamente, desta vez com um quadro de diarreia e desidratação. Ele chegou a ser monitorado na UTI devido a um sangramento intestinal, mas recebeu alta no último dia 23. Onze dias depois, na última sexta-feira (3), o prefeito voltou ao Hospital Mater Dei, com insuficiência respiratória aguda e necessidade de ventilação mecânica.

3 de 3 Fuad Noman, prefeito de BH, em imagem de outubro de 2022 — Foto: Amira Hissa/PBH

LINFOMA NÃO HODGKIN

Em julho do ano passado, Fuad contou que, após exames de rotina, foi diagnosticado com um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH). Ele passou por uma cirurgia e, imediatamente, iniciou as terapias para combater a doença. O LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e se espalha de maneira não ordenada. Em outubro de 2024, durante o período eleitoral, o prefeito informou que havia concluído o tratamento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mais de 100 mil raios atingem o Leste de Minas; como se proteger

Em 4 meses, mais de 100 mil raios são registrados no Leste de Minas; entenda os perigos

É necessário redobrar os cuidados com a eletricidade durante tempestades e alagamentos.

Desde outubro de 2024 até o dia 6 de janeiro deste ano, mais de 103 mil raios foram registrados no Leste de Minas Gerais, de acordo com a Cemig. A região, que abrange os Vales do Aço, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, têm sido atingida por temporais acompanhados deste fenômeno nas últimas semanas, causando diversos transtornos e elevando os riscos relacionados às descargas elétricas.

De acordo com a companhia, nos próximos dias, há previsão de chuvas significativas na região, devido à possibilidade de formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O sistema climático deve intensificar os volumes de precipitação, especialmente no Norte, Nordeste e parte do Leste de Minas Gerais, o que reforça a necessidade de cuidados para evitar acidentes.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

Durante tempestades, é importante adotar medidas de segurança para evitar acidentes com descargas elétricas e problemas relacionados à rede elétrica:
– Abrigos seguros: Procure abrigo em construções de alvenaria ou dentro de veículos com estrutura metálica. Evite áreas descampadas, árvores, postes e locais propensos a alagamentos.
– Fios partidos: Caso encontre cabos de energia no chão, não se aproxime nem toque neles. O ideal é isolar a área e acionar os serviços da concessionária de energia.
– Cuidados em casa: Durante alagamentos, desligue o disjuntor geral da residência para evitar choques elétricos. Após a água baixar, um eletricista experiente deve avaliar a rede elétrica antes do religamento.
– Proteção de equipamentos: Retire aparelhos eletrônicos das tomadas durante tempestades para evitar danos por sobretensão causada por raios.

O uso de telefones celulares conectados ao carregador também deve ser evitado, já que a conexão com a tomada pode representar riscos de choques, mesmo em dias de chuva moderada.

VÍDEOS DO LESTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS

50 vídeos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp