Princípio de incêndio atinge telhado do Teatro Castro Alves, em Salvador
Na terça-feira (7), um princípio de incêndio atingiu o telhado do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Corpo de Bombeiros foi acionado para verificar as circunstâncias do fogo e a situação foi controlada, sem que ninguém ficasse ferido.
De acordo com a assessoria de comunicação do TCA, uma fumaça foi identificada no telhado do prédio central do equipamento cultural. Os brigadistas da Siam, empresa responsável pela obra de requalificação do teatro, conseguiram controlar o fogo. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros chegou ao local para realizar uma vistoria.
O incidente desta terça-feira aconteceu quase dois anos após um incêndio afetar a sala principal do TCA. Naquela ocasião, as chamas foram observadas na parte mais alta do equipamento, na cobertura do teatro.
Apesar da intensidade das chamas, combatidas por seis caminhões do Corpo de Bombeiros, não houve danos estruturais nem feridos. O trabalho para extinguir o fogo durou cerca de 12 horas.
Laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) indicaram que o incêndio não foi criminoso. Não há uma previsão para a reabertura da sala principal do teatro, após este incidente.
Esta não foi a única vez que um incêndio afetou o Teatro Castro Alves. Em 1958, pouco antes da inauguração, o TCA também foi atingido pelo fogo por causas desconhecidas.
Naquela época, o equipamento ficou fechado por aproximadamente nove anos, sendo oficialmente inaugurado em março de 1967, durante a Ditadura Militar. O prédio passou por uma reforma em 1989 e foi reinaugurado em 1993, com um show de Maria Bethânia, Gal Costa e João Gilberto. O último processo de requalificação do TCA foi realizado em 2009, abrangendo todos os espaços do equipamento.