Ivete Sangalo lamenta morte de Carlos Pitta: ‘Foi um cara que me despertou’
Músico que morreu nesta terça-feira (7), em Salvador, foi um dos primeiros a reconhecer o talento da cantora baiana.
Ivete lamenta morte de Carlos Pitta, um dos primeiros músicos a incentivar a carreira dela — Foto: Reprodução/Redes Sociais | Divulgação | Arte DE
Ivete Sangalo lamentou a morte de Carlos Pitta, cantor e compositor baiano que morreu nesta terça-feira (7), aos 69 anos. Ele estava internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador, e não resistiu às complicações do diabetes.
Morre aos 69 anos Carlos Pitta, cantor e compósitor DE
“Eu estou muito triste, lamento demais a partida de Carlos, mas muito agradecida por todo o carinho, por toda a história que ele escreveu dentro da minha vida e pelas coisas maravilhosas que aprendi”, declarou Ivete em mensagem de áudio enviada ao DE.
De acordo com o relato da cantora, Pitta foi um dos artistas que reconheceu o talento no início da carreira. Ela destaca que ele sempre teve grande importância em sua vida.
“No começo da minha carreira, foi um cara que me despertou… muitas coisas lindas, assim… da vida artística, o gosto pela boa música, nos conectamos imediatamente. Ele foi extremamente generoso comigo, além de me colocar pra tocar em muitos bares da cidade de Salvador. Conheci grandes músicos através de Carlos Pitta”.
Ivete Sangalo presta homenagem ao cantor Carlos Pitta
Ivete já contou essa história em outras ocasiões. Em 2023, em entrevista ao podcast “Mano a Mano”, perguntada sobre pessoas que deram grandes oportunidades em sua carreira, Ivete relatou que tinha 17 anos quando Pitta a viu cantar e, de imediato, disse: ‘Menina, você tem uma voz bonita. Você tem que tocar’.
Ela se lamentou por não ter um violão elétrico e Carlos Pitta emprestou seu próprio instrumento para que ela pudesse avançar na carreira e iniciar apresentações em barzinhos.
COLEGAS CANTORES LAMENTAM PERDA
Artistas e autoridades baianas também lamentaram a morte de Carlos Pitta nesta terça. Um deles foi Gilberto Gil, que enviou um vídeo para a TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região de Feira de Santana.
Na mensagem, o músico reconheceu o legado de Pitta e destacou a relação pessoal entre os dois — eles eram compadres.
“Um artista muito engajado, muito enraizado nas coisas, especialmente nas coisas regionais nordestinas, mas também com uma ampla visão sobre a Música Popular Brasileira. Enfim, deixou um trabalho muito interessante”.
Para Gil, Pitta era ainda uma pessoa “muito delicada”. “No meu caso pessoal, deixa saudade”, acrescentou.
A cantora, compositora e atual ministra da Cultura, Margareth Menezes, emitiu nota e disse que “Carlos Pitta foi um gigante da música da Bahia e do Brasil que deixa um legado importante e belíssimo”.
“Tive a honra de gravar duas composições dele. Uma delas, ‘Tenda do Amor’, logo no início da minha carreira, ganhou um clipe de repercussão internacional. Recebo a notícia da sua passagem com muita tristeza. Artista querido, ele será para sempre lembrado pela sua obra. Meus sentimentos à família, aos amigos e fãs”, comentou Margareth.