Confronto entre facções na Vila Kennedy resulta na morte de jovem inocente

Facção rival tenta invadir Vila Kennedy; no confronto um jovem é morto

Bandidos da Vila Aliança e do Complexo de Senador Camará, que fazem parte do Terceiro Comando Puro (TCP), tentaram ocupar a comunidade, dominada pelo Comando Vermelho (CV).

João Vitor Mendes Araújo foi baleado na Vila Kennedy — Foto: Reprodução/TV Globo

A madrugada desta quarta-feira (8) foi de intenso tiroteio entre facções rivais na Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Desde o começo da semana, moradores relatam várias trocas de tiros, que culminou na morte de um inocente. Vídeos que mostram o confronto.

Na manhã desta quarta, a Polícia Militar faz uma operação na comunidade para desarticular as ações criminosas e cumprir mandados de prisão.

A guerra entre traficantes na região rivais é antiga, mas voltou a se intensificar no início da semana, quando bandidos da Vila Aliança e do Complexo de Senador Camará, que fazem parte do Terceiro Comando Puro (TCP), tentaram invadir a comunidade, dominada pelo Comando Vermelho (CV).

Entre a noite de segunda (6) e a madrugada da terça (7), traficantes da Vila Aliança reagiram e impediram a invasão.

Só que esse confronto terminou com a morte de um morador inocente. João Vitor Mendes Araújo, de 20 anos, foi baleado chegou a ser levado para o Hospital Municipal Albert Scheitzer, em Realengo, mas não resistiu.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga o caso.

Nesta madrugada, traficantes da Vila Aliança e do Complexo de Senador Camará voltaram a atacar a Vila Kennedy em retaliação a morte de João Vitor.

O corpo de João Vitor está no Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia Civil RJ prende autor de roubo de carga com 10 mil munições no Rio

A DE Civil do RJ prendeu na madrugada deste domingo (12) um dos autores do roubo de uma carga com 10 mil munições de diferentes calibres, em abril do ano passado, na Pavuna, na Zona Norte do Rio. De acordo com as investigações, o material foi levado para o Complexo do Alemão, favela dominada pelo Comando Vermelho (CV).

Jorge Lucas Moreira Cortez, de 31 anos, foi preso em um bar no Parque Analândia, em Duque de Caxias. Ele é investigado em 8 inquéritos da polícia por organização criminosa, roubo de cargas, tráfico de drogas e outros crimes. Em maio do ano passado, 6 pessoas haviam sido presas e apontadas como integrantes da quadrilha do roubo ao galpão da transportadora.

Vítimas relataram em depoimento que, no dia do crime, os bandidos portavam pistolas, fuzis e granadas e agiam com extrema violência. Alguns dos criminosos estavam usando tornozeleira eletrônica. O roubo das munições foi realizado em 14 de abril na Pavuna, na Zona Norte do Rio. Armados com fuzis, os ladrões sequestraram uma van com funcionários que seguiam para o galpão e, com informações privilegiadas, renderam os vigilantes e acessaram uma sala-cofre onde estavam armazenados os cerca de 10 mil projéteis.

Toda a carga foi levada para o Complexo do Alemão, também sob influência do CV. Os criminosos também interceptavam caminhões na Rodovia Washington Luís (BR-040), na altura da Reduc, em Duque de Caxias, e descarregavam os itens no Jardim Gramacho, no mesmo município. A ação criminosa foi filmada e as autoridades conseguiram identificar os responsáveis pelo roubo. Com a prisão de Jorge Lucas Moreira Cortez, parte da quadrilha responsável pelo crime foi desarticulada e a polícia continua trabalhando para capturar os demais envolvidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp