Chuva intensa desmorona ponte em Rio Verde, Goiás; confira o vídeo

Chuva arrasta caçamba e destrói ponte em cidade em Goiás; vídeo

Morador de Rio Verde filmou quando caçamba é levada pela correnteza. Gerente do
Cimehgo explica que chuvas estão mais intensas devido a um corredor de umidade
vindo da região amazônica.

Chuva arrasta caçamba e desmoronou uma ponte em Rio Verde, Goiás Uma chuva intensa em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás, arrastou uma caçamba e desmoronou uma ponte sobre o córrego Barrinha que transbordou (veja o vídeo acima). Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as chuvas foram causadas por um corredor de nuvens que corta o país entre a região amazônica até o oceano Atlântico.

Um vídeo feito por morador de Rio Verde mostra o momento em que uma caçamba é
levada pela força da enxurrada em uma via da cidade. O córrego Barrinha transbordou e uma das pontes sobre a canalização do córrego desmoronou de uma ponta a outra. À TV Anhanguera, o gerente do Cimego André Amorim explicou que chuvas são normais durante o verão e alterações no tempo ao longo do dia. “O verão tem essas características de mudanças repentinas de condições do
tempo e agora nós temos a questão da zona de convergência do Atlântico Sul, que é aquele corredor de umidade vindo da região amazônica que, combinado com
nosso calor, forma a nuvens de chuvas mais intensas”, esclareceu.

Meteorologista explica que chuvas são intensificadas por corredor de umidade
vindo da região amazônica
LEIA TAMBÉM
Cidade em Goiás chove durante sete horas seguidas e registra volume esperado
para quase 15 dias, diz Cimehgo
Temporais devem aumentar nos próximos dias em Goiás; veja previsão
CONFIRA: Primeira frente fria do ano chega com chuvas intensas em cidades de
Goiás

PROVIDÊNCIAS
O DE entrou em contato com a Prefeitura de Rio
Verde para saber quais as providências estão sendo tomadas e a previsão de
reconstrução da ponte, mas sem resposta até a última atualização desta
reportagem.
Em um comunicado postado nas redes sociais, a Prefeitura de Rio Verde informou
que equipes da Secretaria de infraestrutura Urbana estão avaliando a situação
para resolver o problema causado pelo transbordamento. A prefeitura informou
ainda que a Guarda Civil isolou a área e a Agência de Trânsito (AMT) está
controlando o trânsito na região. Segundo o comunicado, a interdição foi feita somente na travessia entre o
Barrinha e a rua Almiro de Moraes. A prefeitura pede ainda que a população
respeite a sinalização de isolamento para evitar acidentes.

Veja outras notícias da região no DE Goiás.

VÍDEOS: VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE GOIÁS

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pepe Mujica revela avanço do câncer: “Estou morrendo”

Pepe Mujica Revela Avanço do Câncer e Decisão de Negar Tratamentos

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, anunciou nesta quinta-feira, 9, que o câncer que enfrenta desde abril do ano passado avançou e que não adotará novos tratamentos. Aos 89 anos, Mujica afirmou que a doença, que começou no esôfago, agora atingiu o fígado. “Estou morrendo”, disse Mujica em uma entrevista ao jornal local Búsqueda. “Estou condenado, irmão. É até aqui que vou.”

Ele explicou que o câncer no esôfago está se espalhando para o fígado e que não consegue impedi-lo. “Por quê? Porque sou um homem velho e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nem um tratamento bioquímico, nem uma cirurgia porque meu corpo não aguenta”, destacou. Mujica sofre de uma doença imunológica há mais de 20 anos, que afetou seus rins e gerou complicações no tratamento.

Após ser diagnosticado com câncer de esôfago, ele passou por sessões de radioterapia e foi internado diversas vezes devido a complicações do tratamento, o que dificultou sua alimentação e hidratação. Em setembro, Mujica passou por uma cirurgia para garantir que pudesse comer com segurança. Na época, a equipe médica anunciou que a doença estava em remissão. No entanto, a situação agora é diferente.

Engajamento político

Apesar de ter se aposentado do Senado e da política em 2020, Mujica nunca deixou de advogar pelas causas que defende. Ele participou ativamente do processo eleitoral no Uruguai em outubro e novembro do ano passado, que culminou na eleição de seu partido político, com Yamandú Orsi como o novo presidente. Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, quando passou o cargo para Tabaré Vázquez, seu correligionário.

Desde então, ele foi eleito duas vezes para o Senado, mas deixou o cargo definitivamente em 2020, influenciado pela pandemia da Covid-19. Antes de ingressar na política institucional, Mujica integrou o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, atuando em operações de guerrilha contra a ditadura que governava o Uruguai. Por sua atuação como guerrilheiro, ele foi detido diversas vezes e torturado, passando quase 15 anos da sua vida na prisão.

Recentemente, Mujica recebeu do presidente Lula a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria do Brasil. Ele expressou o desejo de se despedir dos compatriotas e pediu que o deixassem em paz. “Quero me despedir dos meus compatriotas”, disse. “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp