Onça volta a aparecer em condomínio de luxo com Virgínia e Zé Felipe: Ibama registra possíveis avistamentos

Onça volta a assustar moradores em condomínio de luxo onde moram Virgínia e Zé Felipe

Ibama tenta registrar imagens para confirmar a presença da onça. Moradores devem seguir medidas de segurança.

Armadilhas fotográficas foram colocadas na tentativa de registrar possível onça no Condomínio Aldeia do Vale, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução / TV Anhanguera

Uma possível onça foi avistada por moradores do condomínio de luxo onde moram a influenciadora Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe, em Goiânia. O animal também foi visto em abril de 2024, mas não foi capturado. Desta vez, ainda não há fotos ou vídeos da onça.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recolocou armadilhas fotográficas pelo condomínio para constatar que, de fato, se trata de uma onça. Conforme falou o superintendente do Ibama de Goiás, Nelson Galvão, em entrevista à TV Anhanguera, ainda não há imagens do animal, apenas depoimentos de moradores que viram a onça.

> “É um animal que circula muito, que anda muito, então não é um animal de fácil avistamento. Ele vai ser visto e vai se deslocar naturalmente, que é a atividade que ele faz o dia todo”, disse Nelson.

Na última aparição de onça do condomínio, no último ano, o Ibama autorizou o uso de uma isca viva para capturá-la. Um filhote de cabra foi colocado em uma armadilha, o que incomodou moradores. Mesmo assim, a onça não foi capturada e as câmeras registraram a saída do animal do condomínio.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

Segundo Nelson, esta possível onça avistada também deve deixar o local nos próximos dias. Até lá, ele alerta que os moradores devem seguir orientações de segurança como evitar a mata densa durante a noite e não fornecer alimento ou abrigo para a onça – ou qualquer outro animal silvestre-, caso seja vista.

> “A tendência de uma onça ao avistar um ser humano é se afastar. A pessoa tem também que se afastar e tomar as providências de avisar a segurança”, disse Nelson.

DE solicitou posicionamento à Associação dos Amigos do Residencial Aldeia do Vale (Saalva) por e-mail, mas não recebeu resposta até a última atualização deste texto.

LEIA TAMBÉM:

* Filhote de cabra é colocado em armadilha para capturar onça em condomínio de luxo em Goiânia; vídeo
* Onça invade condomínio de luxo onde moram Virgínia e Zé Felipe
* Condomínio em que Leonardo, Virgínia e Zé Felipe moram tem alerta de perigo para suposta onça

Caso o animal seja avistado novamente, deve-se comunicar a segurança do condomínio, que vai tomar as providências para a captura dele, informou o superintendente do Ibama de Goiás. Caso seja capturado, o animal fica em quarentena no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e depois é devolvido à natureza.

“Aquela região sempre foi habitat de onça. O condomínio está em um habitat de onça. Então, a gente tem que buscar a convivência com o animal, levando em conta que ele segue o ritmo dele normal. O avistamento é natural, você pode ver a onça e deixar ela seguir que ela não vai atacar”, destacou Nelson.

DE também pediu nota oficial de posicionamento ao Ibama, que também não retornou o contato até a última atualização deste texto.

CONDOMÍNIO ECOLÓGICO

O Residencial Aldeia do Vale é a casa de várias celebridades goianas, como o cantor sertanejo Leonardo, o filho Zé Felipe e a influenciadora Virgínia. Um de seus pontos de destaque é a grande quantidade de área verde, que acaba abrigando vários animais silvestres.

Por conta disso, não são raras as vezes em que moradores relatam a presença de onças pardas, espécies de aves e macacos silvestres. Dentro do condomínio existem programas de preservação dos ambientes naturais, como coleta seletiva de lixo, reciclagem e compostagem de área verde através de reaproveitamento de podas de gramas e adubação orgânica nos jardins e gramados do condomínio.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pepe Mujica revela avanço do câncer: “Estou morrendo”

Pepe Mujica Revela Avanço do Câncer e Decisão de Negar Tratamentos

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, anunciou nesta quinta-feira, 9, que o câncer que enfrenta desde abril do ano passado avançou e que não adotará novos tratamentos. Aos 89 anos, Mujica afirmou que a doença, que começou no esôfago, agora atingiu o fígado. “Estou morrendo”, disse Mujica em uma entrevista ao jornal local Búsqueda. “Estou condenado, irmão. É até aqui que vou.”

Ele explicou que o câncer no esôfago está se espalhando para o fígado e que não consegue impedi-lo. “Por quê? Porque sou um homem velho e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nem um tratamento bioquímico, nem uma cirurgia porque meu corpo não aguenta”, destacou. Mujica sofre de uma doença imunológica há mais de 20 anos, que afetou seus rins e gerou complicações no tratamento.

Após ser diagnosticado com câncer de esôfago, ele passou por sessões de radioterapia e foi internado diversas vezes devido a complicações do tratamento, o que dificultou sua alimentação e hidratação. Em setembro, Mujica passou por uma cirurgia para garantir que pudesse comer com segurança. Na época, a equipe médica anunciou que a doença estava em remissão. No entanto, a situação agora é diferente.

Engajamento político

Apesar de ter se aposentado do Senado e da política em 2020, Mujica nunca deixou de advogar pelas causas que defende. Ele participou ativamente do processo eleitoral no Uruguai em outubro e novembro do ano passado, que culminou na eleição de seu partido político, com Yamandú Orsi como o novo presidente. Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, quando passou o cargo para Tabaré Vázquez, seu correligionário.

Desde então, ele foi eleito duas vezes para o Senado, mas deixou o cargo definitivamente em 2020, influenciado pela pandemia da Covid-19. Antes de ingressar na política institucional, Mujica integrou o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, atuando em operações de guerrilha contra a ditadura que governava o Uruguai. Por sua atuação como guerrilheiro, ele foi detido diversas vezes e torturado, passando quase 15 anos da sua vida na prisão.

Recentemente, Mujica recebeu do presidente Lula a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria do Brasil. Ele expressou o desejo de se despedir dos compatriotas e pediu que o deixassem em paz. “Quero me despedir dos meus compatriotas”, disse. “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp