Novo reforço do Botafogo: Jair, zagueiro de 19 anos, vale o alto investimento? Comentaristas analisam

Zagueiro Jair vale o investimento milionário do Botafogo? Comentaristas analisam

Defensor de 19 anos chega ao Alvinegro por cerca de R$ 89 milhões; entenda o que ele pode entregar

O Botafogo está muito perto de anunciar seu novo reforço para 2025. É o zagueiro Jair, do Santos, de 19 anos, que começa a ter destaque no cenário nacional, mas levanta questionamento sobre o alto investimento feito pelo Alvinegro em sua aquisição.

O Peixe espera receber um total de 14 milhões de euros – cerca de R$ 89 milhões – ao final da venda, sendo 2 milhões de euros em bônus, além de manter 10% dos direitos econômicos.

O defensor era observado há bastante tempo pelo scout alvinegro, também voltado para as pretensões da Eagle Holding, grupo multi-clubes de John Textor. Ele é visto como um perfil de alto poder de entrega em performance a curto prazo e de lucratividade em uma futura venda.

O ge conversou com os comentaristas do Sportv Conrado Santana e Pedro Moreno, que consideraram a escolha – e investimento – como um acerto.

O Botafogo faz um investimento alto em uma das principais promessas do futebol brasileiro na zaga. O Jair não é caro à toa. É contratação que já pode vingar em 2025, mas que com certeza tem um olhar para o futuro. Comentei jogo do Jair na Copinha de 2021 quando ele foi destaque da defesa do Santos com apenas 16 anos (edição que tinha jogadores de até 21 anos) – opinou Conrado.

Firme nos desarmes, rápido na recomposição e mostrou muita qualidade técnica com a bola. Em especial nos lançamentos longos. Quem acompanhou aquela Copinha, ficou de olho no Jair. Depois sofreu uma lesão grave que retardou sua consolidação no time profissional. Na última temporada foi fundamental no acesso do Santos quando assumiu a titularidade na metade da Série B – completou.

Para Moreno, Jair ainda tem potencial para disputar uma vaga na dupla de zaga atual que tem Bastos e Barboza como titulares.

Os valores da negociação realmente chamam a atenção, mas Jair é um zagueiro muito jovem, com grande margem e potencial pra crescimento, além de ainda poder dar retorno financeiro aos cofres do clube. É um zagueiro com potencial pra disputar posição com a dupla de zaga botafoguense que teve uma temporada excepcional em 2024 e elevar ainda mais o alto nível do sistema defensivo alvinegro.

Jair é um zagueiro que consegue reunir alta estatura, excelente qualidade técnica, velocidade, leitura de jogo e ótimo posicionamento. Desde muito cedo, já despontava como grande destaque da base do Santos. Com 17 anos, foi zagueiro titular do Santos na Copinha de 2023, mas sofreu uma lesão grave de joelho na competição e perdeu quase toda a temporada. Em 2024, se tornou titular do profissional do Santos na Série B, como um dos principais jogadores do time – comentou.

Em 2024, Jair fez 20 jogos pelo Santos na Série B, 19 deles como titular. CEO do Botafogo diz que clubes brasileiros mentem valores de patrocínio. Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no Sportv.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operário-PR goleia Força e Luz por 7 a 0 e avança com artilheiro na Copinha

Operário-PR faz 7 a 0 no Força e Luz, e atacante assume a artilharia da Copinha

Matheus Galdino faz três na goleada e chega a cinco na competição; Fantasma avança com 100% e agora vai encarar o Mirassol na segunda fase

Com direito a show do novo artilheiro, o Operário-PR [https://ge.globo.com/pr/futebol/times/operario-pr/] goleou o Força e Luz-RN, por 7 a 0, e fechou com 100% a primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025.

O Fantasma saiu na frente no primeiro tempo e depois construiu o placar elástico na etapa final. Matheus Galdino fez três gols e assumiu a artilharia da competição, agora com cinco marcados. Kawan César marcou dois, enquanto Ryan Carvalho e João Xavier fizeram os outros do Alvinegro.

+ Tabela da Copinha 2025 [https://ge.globo.com/futebol/Copa-SP-de-futebol-junior/]

Mesmo já classificado, o Operário-PR abriu o placar aos cinco minutos. Ryan Carvalho subiu na área e mandou de cabeça após cobrança de escanteio. Os gols só saíram novamente no segundo tempo. Kawan César, que entrou no intervalo, marcou duas vezes, aos três e depois aos 15, ampliando a vantagem. João Xavier, de pênalti, marcou o quarto, aos 25.

Quem brilhou depois foi Matheus Galdino, que marcou três gols para fechar a goleada. Aos 28, ele recebeu livre na área, deu um toque por cima do goleiro e mandou para a rede. Aos 35, o atacante antecipou o goleiro e tocou para o gol vazio. Por fim, aos 42, o camisa sete fechou o placar para o Fantasma.

+ Pentacampeão Ricardinho prestigia o filho no Operário-PR [https://ge.globo.com/pr/futebol/copa-sp-de-futebol-junior/noticia/2025/01/07/filho-do-pentacampeao-ricardinho-zagueiro-do-operario-pr-tem-apoio-do-pai-em-jogo-pela-copa-sao-paulo.ghtml]

Foi a segunda goleada do Operário-PR nesta Copinha – o time já tinha feito 6 a 0 no Tanabi, na estreia. O Fantasma avança em primeiro no grupo 3 e agora vai encarar o Mirassol na segunda fase. Já o Força e Luz se despede na lanterna da chave e sem pontuar, com três derrotas.

Matheus Galdino em lance de Operário-PR x Força e Luz, pela Copinha — Foto: Ágatha Marques/Divulgação/OFEC

Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr [https://ge.globo/pr]

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp