Polícia Civil anuncia reforço nas equipes e mudança nas DDMs de Sorocaba e Itu para 2025
Delegacia Seccional de Sorocaba informou que esclareceu cerca de 2,5 mil crimes e prendeu cerca de 1 mil pessoas na região de Sorocaba (SP) em 2024, conforme balanço apresentado nesta quarta-feira (8).
Delegacia Seccional de Sorocaba (SP) — Foto: Google Street View/Reprodução
De acordo com a delegacia Seccional de Sorocaba (SP), anunciou, nesta quarta-feira (8), que prevê o aumento de policiais nas equipes que atuam na região de Sorocaba, o que deve contribuir para intensificar as ações de combate ao crime organizado, tráfico de drogas, dano ao patrimônio e homicídios em 2025.
Participe do canal do De Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com o delegado da Seccional, José Humberto Urban Filho, já houve reforço nas equipes e mais policiais devem integrar as unidades em breve. No entanto, Urban não detalhou a quantidade de funcionários que serão contratados e não estipulou prazo para as novas contratações.
“Os novos policiais já chegaram, estão desenvolvendo muito bem suas novas funções. Nossa expectativa era positiva e eles estão atendendo essa expectativa”, destacou.
Delegado José Humberto Urban Filho, da Delegacia Seccional de Sorocaba (SP), destaca planos para reforçar combate ao crime na região em 2025
Além do reforço nas equipes, o delegado também anunciou que as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba e de Itu (SP) vão mudar de endereço. Conforme Urban, os novos postos de atendimentos serão em locais mais acessíveis às vítimas. O delegado também não informou o prazo para a mudança das delegacias.
“Inteligência, crime contra o patrimônio, Delegacia de Defesa da Mulher, tráfico de entorpecentes vão ser a nossa atuada para 2025. Nós vamos combater isso fortemente.”
Bairros com maior número de vítimas de violência doméstica ficam em média a 13 km da DDM de Sorocaba; veja mapa
CRIMES ESCLARECIDOS EM 2024
Ainda durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, o delegado José Urban apresentou um balanço sobre as ações da Polícia Civil feitas em 2024. Foram realizadas 301 operações em todo o ano passado, que resultou na prisão de 1.001 pessoas. Deste total, 46 adolescentes foram apreendidos.
Em relação ao combate ao tráfico de drogas, a polícia destaca que apreendeu 359 quilos de entorpecentes e incinerou cerca de 1,9 tonelada de drogas apreendidas anteriormente. Também foram apreendidas 58 armas de fogo e 45 veículos com registro de furto ou roubo foram recuperados.
Conforme Urban, foram esclarecidos cerca de 2,5 mil crimes no ano passado, além da finalização de 10.713 investigações policiais.
A Polícia Civil informou ainda que concedeu 1.489 medidas protetivas às vítimas de violência doméstica.
Delegacia Seccional de Sorocaba apresenta balanço de ações de combate ao crime em 2024
MENOS OPERAÇÕES E PRISÕES
Conforme o balanço da Polícia Civil divulgado em janeiro do ano passado, o saldo de operações e prisões de 2024 é menor do que o de 2023. Segundo a Seccional, em 2023 foram realizadas 374 operações, contra 301 ações policiais realizadas no ano passado.
O número de pessoas presas em 2023 também é maior, 1.268 prisões foram realizadas ante 1.001 em 2024.
Veja mais notícias da região no De Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA TV TEM
50 vídeos.