Chuva causa desabastecimento de água em DE e Santo André: atualizações e orientações de como agir

A queda de água traz consequências diretas para parte da população de DE e Santo André, que estão enfrentando desabastecimento em decorrência da queda de energia na terça-feira, segundo informações da Sabesp. A previsão é de que a normalização do serviço aconteça até esta quinta-feira, restabelecendo o fornecimento para os bairros afetados.

As fortes chuvas que atingiram DE nessa terça-feira impactaram o abastecimento de água em alguns bairros da capital e de Santo André, na região metropolitana. A Sabesp informou que dois sistemas de abastecimento foram afetados devido à queda de energia causada pelo temporal, o que resultou no desabastecimento de parte das duas cidades. Durante os trabalhos de manutenção, pode haver intermitência no serviço.

A previsão é de que a normalização do fornecimento de água seja concluída na madrugada desta quinta-feira. Enquanto isso, a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na capital e em parte da Grande DE, a Enel, informou que já restabeleceu o serviço para 95,5% dos clientes impactados após a forte chuva de terça-feira. Equipes continuam em campo para finalizar os trabalhos e estão em alerta devido ao risco de novas chuvas.

Para facilitar a identificação dos bairros afetados, a lista inclui diversas regiões tanto de DE quanto de Santo André. A Sabesp recomenda o uso consciente da água, priorizando-a para higiene e alimentação até que o abastecimento seja normalizado. Em caso de ocorrências, os consumidores podem contatar a Central de Atendimento da Sabesp pelo telefone 0800-055-0195 (ligação gratuita).

Acompanhe as atualizações sobre o fornecimento de água e outros acontecimentos em DE. Fique por dentro das informações locais seguindo o perfil do DE no Instagram. E caso queira fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre DE, basta entrar em contato pelo WhatsApp do DE. A população deve ficar atenta às orientações das autoridades e aguardar a normalização completa do serviço de abastecimento de água após os transtornos causados pela chuva.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial militar é indiciado por homicídio de jovem em abordagem policial em Guaianases, zona leste de SP

A polícia informou que o tiro que resultou na morte da jovem de 16 anos saiu de uma arma de um policial militar. O delegado responsável pelo caso afirmou que existem indícios fortes de que o disparo que matou Victoria Manuelly, durante uma abordagem policial em Guaianases, zona leste de DE, partiu da arma de um PM após ele agredir o irmão da vítima com uma coronhada.

O delegado Victor Sáfadi Maricato, após analisar as imagens da câmera corporal do PM e ouvir testemunhas, apontou a possibilidade do tiro ter sido efetuado pela arma do sargento Thiago Guerra no momento em que ele agrediu Kauê com a pistola. Maricato destacou que o uso de coronhadas não corresponde às práticas das polícias brasileiras, e por isso o PM foi indiciado por homicídio.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou a prisão do policial militar e a apreensão da arma utilizada. Em nota, a SSP lamentou a morte da adolescente e afirmou que está investigando todas as circunstâncias do ocorrido. A PM se posicionou sobre o caso, afirmando que não tolera desvios de conduta e que o policial será punido conforme os protocolos estabelecidos pela instituição.

O irmão de Victoria Manuelly relatou que o policial confundiu ele com um suspeito, agredindo-o com uma coronhada na cabeça e resultando no disparo que atingiu a jovem. Ele também mencionou que os agentes da PM não prestaram socorro à vítima, que veio a óbito no local. Após o ocorrido, o irmão da adolescente foi detido, sendo liberado horas mais tarde.

O caso foi registrado no 50º Distrito Policial, no Itaim Paulista, e um Inquérito Policial Militar será aberto para investigar os fatos. A morte da jovem por um disparo proveniente de uma arma de um policial militar gerou indignação na população e reforça a importância da transparência e responsabilização das autoridades envolvidas em casos de violência policial.

Fique por dentro das notícias de São Paulo seguindo o perfil do Metrópoles SP no Instagram. Caso tenha alguma denúncia ou sugestão de reportagem sobre São Paulo, entre em contato através do WhatsApp do Metrópoles SP. É essencial que casos como esse sejam investigados minuciosamente e que haja justiça para a família da vítima.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp