Ilha do Campeche, o ‘Caribe catarinense’, vai exigir ingresso para entrada a partir de sábado; entenda
Segundo a prefeitura de Florianópolis, novas diretrizes durante a temporada de verão buscam “preservar o meio ambiente e garantir a segurança dos visitantes”.
Acesso à Ilha do Campeche, um patrimônio arqueológico de Florianópolis, será mais rígido a partir de sábado (11).
Conforme a prefeitura, os visitantes do “Caribe catarinense”, como é conhecido, serão obrigados a apresentar um ingresso individual, que deve ser solicitado previamente, para fazer a travessia.
O bilhete será de graça, mas obrigatório a todos. Os custos ficam apenas para o transporte feito por embarcações.
A autorização, que deve ser solicitada no site da prefeitura, incluirá informações como o nome do visitante, a data da visita e o meio de transporte escolhido. Além do ingresso, será necessário apresentar um documento de identidade antes da travessia, pois os ingressos são intransferíveis.
Localizada na região sul da Ilha de Santa Catarina, a Ilha do Campeche guarda grande acervo de gravuras que homens da pré-história fizeram nas rochas. O local é Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, foi tombado em 2020 e possui: praia de águas caribenhas e areia branca, trilhas terrestres e subaquáticas, sítios com inscrições rupestres e oficinas líticas, monolito com cerca de 9 metros de altura.
De acordo com a prefeitura, as novas diretrizes para transporte e desembarque de visitantes durante a temporada de verão buscam “preservar o meio ambiente, garantir a segurança dos visitantes e o cumprimento das cotas diárias de visitação, conforme determinação judicial.”
As regras estabelecem que o transporte comercial para acessar a ilha será restrito a embarcações devidamente autorizadas e vistoriadas, respeitando o limite diário de 800 visitantes. As vagas serão distribuídas entre diferentes associações e opções de transporte. O acesso à ilha também poderá ser realizado por meios próprios, como caiaques ou embarcações particulares, desde que sejam seguidas as regras estabelecidas para visitação.
A fiscalização da quantidade de visitantes será feita pela prefeitura, mas caberá aos responsáveis pelo transporte de embarcações confirmar que todos visitantes tenham o bilhete de autorização para entrar na ilha. Além disso, o embarque e desembarque dos visitantes deverá acontecer exclusivamente entre 9 horas e 17 horas. É de responsabilidade dos transportadores a verificação junto à coordenação da Equipe de Visitação/Monitoramento, sobre as trilhas abertas à visitação, a fim de comunicar possíveis interdições aos turistas, antes do embarque, conforme estabelecido pela portaria.
Dessa forma, a Ilha do Campeche, conhecida como o Caribe catarinense, se torna mais acessível a todos os visitantes, ao mesmo tempo em que busca preservar sua beleza natural e patrimônio arqueológico. A exigência do ingresso e as novas diretrizes garantem uma experiência mais organizada e segura para quem deseja conhecer esse incrível destino. São medidas importantes para proteger o meio ambiente e manter a sustentabilidade do turismo na região.