As chuvas intensas e tempestades isoladas continuarão a afetar várias regiões do Brasil nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho para o leste de Minas Gerais, o centro-norte do Espírito Santo e o sul da Bahia devido ao grande acumulado de chuva esperado nas próximas horas.
A presença de um canal de umidade sobre o país persistirá até o final da semana, deslocando-se vagarosamente para o norte. Este sistema já causou chuvas volumosas em cidades como Teófilo Otoni (MG) e Ecoporanga (ES), com acumulados superiores a 60 mm em 24 horas. O INMET alerta que 19 estados e o Distrito Federal estão sob alerta amarelo e laranja para chuvas intensas nesta quinta-feira (9 de janeiro).
Áreas em alerta vermelho
As cidades do leste de Minas Gerais, toda a faixa central e norte do Espírito Santo e o sul da Bahia estão em alerta vermelho devido ao alto volume de chuva esperado, que pode superar 60 mm/h e alcançar mais de 100 mm em 24 horas. Isso potencializa riscos de alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e quedas de árvores.
Durante a madrugada, chuvas de forte intensidade são previstas para o leste de Minas Gerais e o Alto Paranaíba, além de toda a faixa central do Espírito Santo. No Nordeste, as chuvas previstas ocorrerão no sul da Bahia e na área central do Maranhão. Além disso, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Acre também terão previsão de chuvas intensas e tempestades isoladas.
No período matutino, as áreas de Minas Gerais e o sul da Bahia continuarão sendo as mais afetadas pelo alto volume pluviométrico. O litoral do Espírito Santo pode registrar uma leve trégua na parte da manhã, mas o litoral ainda será castigado pelas chuvas intensas. As fortes chuvas também são previstas durante a manhã no oeste da Bahia e em Goiás.
À tarde, as áreas de instabilidade voltarão a tomar conta do Brasil, com previsão de chuva no leste de Santa Catarina e do Paraná. A quinta-feira também será de muita nebulosidade, com chuvas moderadas no interior e no litoral paulista e carioca, especialmente na divisa entre os dois estados.
Recomendações à população
Minas Gerais, praticamente todo o estado, possui chances de chuvas intensas e tempestades isoladas, com pontos críticos como a região de Teófilo Otoni. Outras áreas do país, como Mato Grosso, Goiás, Rondônia, leste do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, também enfrentarão chuvas intensas. A população deve seguir as orientações dos órgãos competentes e evitar áreas de risco durante este período de chuvas intensas.