Assassinato de Gabriel Alves Ferreira choca Niterói: investigação em busca de justiça e segurança

-se

O assassinato de Gabriel Alves Ferreira, um universitário de 22 anos, chocou a cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O jovem foi encontrado morto dentro de uma geladeira abandonada na Avenida do Contorno, no Barreto, após ficar desaparecido desde o dia 1º de janeiro, quando passou a virada do ano na Praia de Icaraí. A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) está investigando o caso para apurar a autoria e a motivação do crime.

Segundo relatos de parentes à polícia, Gabriel e quatro amigos foram para uma festa na virada do ano em Icaraí e, por volta das 3h30, decidiram seguir para o Morro do Palácio, no bairro do Ingá, onde ocorria outra festa. Uma briga entre um homem armado e uma mulher acabou em violência e um dos amigos de Gabriel foi agredido. O universitário tentou intervir, mas a situação se tornou ainda mais grave quando a arma caiu no chão e ele a pegou, fugindo em seguida. Desde então, não foi mais visto.

A família de Gabriel destacou que ele sempre teve uma postura pacífica, não tinha envolvimento com o tráfico de drogas e não fazia uso de entorpecentes. Após dias de buscas e angústia, o corpo do rapaz foi identificado e enterrado no Cemitério do Pacheco, em São Gonçalo. A comunidade local está consternada com a perda de um jovem tão querido e comprometido com a paz.

O caso de Gabriel Alves Ferreira repercutiu em toda a região, levantando questões sobre a violência urbana e a segurança dos jovens. A Polícia Civil segue em busca de informações e pistas que possam levar à solução do crime, para que a família e a comunidade possam ter justiça e paz diante de tamanha tragédia. Enquanto isso, a sociedade clama por mais segurança e prevenção, visando evitar que mais vidas sejam ceifadas de forma tão brutal.

A morte de Gabriel Alves Ferreira deixa um vazio na comunidade acadêmica e na sociedade de Niterói, que se mobiliza em busca de respostas e justiça. Os amigos e familiares do jovem estão inconformados com a perda prematura e claman por um desfecho rápido e justo para esse caso tão triste e perturbador. Enquanto isso, as autoridades e a sociedade civil organizada se unem para cobrar soluções efetivas que evitem novas tragédias como essa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Detran.RJ divulga calendário anual de licenciamento de veículos em 2025: veja como pagar e obter o documento digital

Detran.RJ divulga calendário anual de licenciamento de veículos em 2025 — Foto: Divulgação

O Detran.RJ informou nesta sexta-feira (10) que já está disponível o calendário para o licenciamento anual de veículos em 2025. De acordo com a Portaria 6737, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (10/01), o cronograma será dividido em três datas:

* Final de placa 0, 1 e 2 => Até 31/05/2025
* Final de placa 3, 4 e 5 => Até 30/06/2025
* Final de placa 6, 7, 8 e 9 => Até 31/07/2025

Até o encerramento destes prazos, o documento de licenciamento de 2024 estará válido e os usuários não serão prejudicados. Motoristas com o documento de 2024 em dia não serão multados em razão de atraso no licenciamento anual. E não encontrarão problemas para circular em seus veículos.

Taxa de 2022 também será cobrada

Este ano, além do licenciamento de 2025, no valor de R$ 281,29, está sendo cobrada também a taxa referente a 2022 de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e), no valor de R$ 80,38.

Segundo o Detran, a cobrança da taxa cumpre decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). Em março de 2024, o tribunal determinou a volta da cobrança da emissão do CRLV-e retroativa à data em que tinha sido suspendida, em 2022, por lei estadual declarada inconstitucional pelos desembargadores.

No ano passado, o DE cobrou as taxas de emissão do CRLV-e referentes a 2023 e 2024. O pagamento referente a 2022 foi deixado para este ano a fim de atenuar o impacto para os donos de veículos.

COMO PAGAR

O licenciamento é 100% digital. Para obter o documento de 2025, é necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida no site do Bradesco. Lá já estão disponíveis os boletos relativos aos exercícios de 2022 e 2025. Além disso, é necessário ter quitado integralmente o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e as multas de trânsito vencidas. Débitos de anos anteriores também impedem a emissão do documento.

Após o pagamento, o documento digital de licenciamento poderá ser acessado pelo usuário no Posto Digital Detran.RJ (no site), no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). É necessário ter cadastro no gov.br – portal do governo federal para documentação em geral. Quem preferir pode solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em um posto de vistoria do Detran.RJ.

Ainda de acordo com o Detran, a Lei Estadual 9.580/2022, que suspendeu o pagamento da taxa de emissão do CRLV, tinha alterado dispositivos da Lei Estadual 8.269/2018, declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio de 2023. A Constituição estabelece que legislar sobre trânsito é competência privativa da União.

A lei, acrescenta o departamento, contrariou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que condiciona o licenciamento anual à quitação de todos os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais. Em março de 2024, o Órgão Especial do TJ estendeu a declaração de inconstitucionalidade à Lei 9.580/2022.

Confira o passo a passo para obter o documento 2025:

PESSOA FÍSICA – Pelo Posto Digital Detran.RJ

1. Entre no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) e clique na aba Posto Digital na barra superior

2. Clique em ‘Acessar o Portal’ via gov.br; nas telas seguintes informe CPF e senha

3. No Posto Digital, clique na aba ‘Veículos’

4. Selecione o veículo a ser consultado

5. Na aba Documentos Digitais, clique em ‘Emitir CRLVe’

6. Imprima o documento digital em papel A4 ou salve em PDF para usá-lo no celular, no notebook ou em outras plataformas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp