Investigações em andamento sobre acidente aéreo em Ubatuba: piloto morre e quatro passageiros sobrevivem

A Força Aérea Brasileira, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo abriram investigações sobre o acidente com um avião com cinco pessoas que ultrapassou a pista do aeroporto e explodiu na manhã desta quinta-feira (9) na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP). O piloto morreu, e os quatro passageiros, um casal e dois filhos, foram resgatados com vida. Um vídeo registrou o momento da aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista e chegando à faixa de areia em chamas.

Os órgãos responsáveis pelas investigações vão procurar identificar as causas do acidente. A Polícia Civil de São Paulo registrou um boletim de ocorrência para apurar possíveis responsabilidades criminais. O Ministério Público de São Paulo também está investigando o caso e irá analisar os fatos, apontar eventuais responsabilidades e verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba.

A aeronave envolvida no acidente é um Cessna Citation 525, fabricado em 2008, que necessitava de mais pista do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar com segurança, de acordo com informações da fabricante e do próprio aeroporto. A pista curta de 940 metros pode ter contribuído para o acidente, somada às más condições climáticas e à pista molhada.

O acidente impressionou moradores e turistas que testemunharam a explosão do avião na Praia do Cruzeiro. Relatos descrevem o momento de pânico vivido no local. A aeronave é um modelo Citation 525, que tem capacidade para sete passageiros e dois tripulantes. A certificação do modelo prevê apenas um tripulante, de acordo com dados da ANAC.

A investigação em andamento busca esclarecer as circunstâncias que levaram ao acidente e identificar possíveis negligências. O objetivo é prevenir futuros acidentes aéreos através de análises minuciosas. A tragédia em Ubatuba chama atenção para a segurança no setor da aviação, ressaltando a importância de procedimentos rigorosos e cuidados preventivos para evitar tragédias como essa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Colisão entre viatura da GM e ônibus deixa feridos na Av Moraes Salles em Campinas

Colisão entre viatura da GM e ônibus deixa feridos na Moraes Salles em Campinas

Vídeo mostra vítimas sendo socorridas, e polícias circulando e isolando o local.

Colisão entre viatura da GM e ônibus deixa adultos e criança feridos na Av Moraes Salles

Uma colisão lateral entre um ônibus da linha 133 (Vida Nova – Corredor Central) e uma viatura da Guarda Municipal deixou dois adultos e uma criança de 10 anos feridos. O acidente foi no início da tarde desta sexta-feira (10), em Campinas (SP).

A ocorrência aconteceu na pista interna da Avenida Moraes Sales, próximo do cruzamento com a Rua Regente Feijó, em frente a base do centro da GM.

Imagens mostram os veículos envolvidos e o Corpo de Bombeiros socorrendo as vítimas, além de vários agentes da guarda circulando e isolando a área do acidente em ‘corpo a corpo’.

Segundo a Cooperatas, empresa responsável pelos ônibus de Campinas, o veículo da guarda estava cruzando a avenida pelo sentido contrário, entrando para pegar o sentido inverso na avenida Moraes Salles, quando acabou sendo atingida na lateral pelo ônibus por conta da falta de visibilidade do motorista.

De acordo com a Guarda Municipal, a viatura estava saindo para atender uma ocorrência, com giroflex e sirene ligados. Um agente de 30 anos que ocupava o banco do passageiro ficou ferido e foi encaminhado para UPA São José, onde passa por atendimento. Entre os passageiros do ônibus, uma criança de 10 anos reclamou de dores no braço e foi encaminhada para o Hospital Santa Tereza, por onde passa por avaliação.

Na calçada, um homem de 53 anos, fiscal de uma empresa de ônibus, foi atingido no acidente e também foi levado ao hospital, onde passa por atendimento e está aparentemente sem lesões. Segundo a Emdec, a faixa da direita precisou ser canalizada para a perícia do ônibus. Houve registro de lentidão, mas já está normalizado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp