Prefeitura de Limeira suspende férias e horas extras de servidores: estado de emergência financeira evoca críticas do sindicato

Decreto em Limeira suspende férias, licenças-prêmio e horas extras de servidores

Sindicato da categoria critica medida. Prefeitura relatou dívida de R$ 530 milhões e decretou estado de emergência financeira.

A decisão foi tomada pelo prefeito de Limeira, Murilo Félix (Podemos), nesta quarta-feira (8), e envolve a suspensão das férias, licenças-prêmio e a possibilidade de servidores municipais realizarem horas extras nos próximos 90 dias.

De acordo com informações da nova gestão, um levantamento identificou que a prefeitura e autarquias de Limeira acumulam uma dívida considerável, chegando a quase R$ 530 milhões. Esta foi uma das justificativas para o decreto de emergência financeira. Entretanto, não foram detalhados no documento os gastos excessivos e a distribuição das dívidas do município.

O Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsel) se pronunciou, afirmando a necessidade de um novo decreto que detalhe as dívidas fundadas e flutuantes, além de expor um plano de pagamento para maior clareza da população. Segundo o sindicato, é essencial que eventuais gastos excessivos sejam comunicados ao Tribunal de Contas, em vez de impactar diretamente nos servidores públicos.

Em relação aos números, Limeira conta com 7.223 funcionários públicos, representando 2,4% da população da cidade. Questionada sobre a economia resultante da suspensão dos benefícios aos servidores, a Prefeitura de Limeira não forneceu resposta até o momento da publicação.

O decreto também oficializou o estado de emergência financeira, estabeleceu novas regras no serviço público e criou uma comissão para avaliar os contratos, regularizar as contas públicas e assegurar o pagamento das dívidas. O economista Bruno Pissinato avaliou o decreto como uma estratégia de reestruturação das contas públicas e do quadro de servidores, prática que vem sendo adotada por diversas prefeituras brasileiras.

Mesmo diante de resultados positivos em 2024, o decreto de emergência é uma medida para a nova gestão analisar possíveis reestruturações necessárias neste momento de acesso às contas públicas. A compreensão do valor da dívida e a aplicação dos recursos em benefício da sociedade foram destacadas como elementares pelo especialista.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Banda Time Machine: Show Gratuito de Clássicos do Rock em Presidente Prudente

Com clássicos do rock, a banda Time Machine realizará um show gratuito em Presidente Prudente neste sábado (11), às 16h, no Jardim das Rosas.

Com um repertório que traz sucessos do rock das décadas de 1970 a 1990, a Time Machine irá se apresentar na Área de Convivência do Sesc Thermas, em Presidente Prudente (SP). A entrada é franca.

A banda promete um passeio musical pelos clássicos de artistas como Elvis Presley e David Bowie, além de outros ícones do gênero. O repertório inclui músicas como “Suspicious Mind”, de Elvis Presley, “Got You on My Mind”, de Eric Clapton, e “Have You Ever Seen the Rain”, da Creedence Clearwater Revival.

Além desses sucessos, a Time Machine também apresentará uma seleção de hits de bandas mundialmente reconhecidas. Formada em São Carlos (SP) no início dos anos 2000, a banda é composta por Ederval Amaral (baixo e voz), Rogério Brunholi (guitarra e violão), Vinicius Scorza (guitarra e violão) e Felipe Moraes (bateria).

Os espectadores podem esperar por uma performance animada e nostálgica por parte do grupo. O show ocorrerá no Sesc Thermas, localizado na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. Para mais informações, o telefone de contato é (18) 3226-0400.

Não perca a oportunidade de conferir esse show incrível da Time Machine e reviva os clássicos do rock em uma tarde repleta de música e energia. Aproveite a apresentação gratuita em Presidente Prudente e faça parte desse momento especial.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp