Falece aos 88 anos em Uberlândia Ophélia Pereira Garcia, esposa do presidente de honra do Grupo Algar

Morre Ophélia Pereira Garcia aos 88 anos em Uberlândia

Ophélia Pereira era esposa de Luiz Alberto Garcia, presidente de honra do Grupo Algar.

Ophélia Pereira Garcia, esposa de Luiz Alberto Garcia, do Grupo algar Uberlândia, faleceu na quinta-feira (9), em Uberlândia, aos 88 anos.

Segundo o Grupo Algar, Dona Ophélia, como era chamada, nasceu em Uberlândia, no dia 8 de novembro de 1936, filha do casal Benedita e Rodrigo Freitas Pereira. Ela era casada com Luiz Alberto Garcia desde fevereiro de 1960. Deixa dois filhos, Luiz Alexandre e Ana Marta Garcia, e quatro netos: Caio Augusto, Tássio Alexandre, Rayssa e Sanyla.

O velório acontece desde as 6h desta sexta-feira (10), no endereço Avenida Getúlio Vargas, 525 – Centro. O sepultamento está previsto para ocorrer às 16h, no Cemitério São Pedro.

Em nota, a Algar lamentou o falecimento de Dona Ophélia. “Dona Ophélia era discreta, reservada e um verdadeiro exemplo do servir, tendo se dedicado intensamente a várias atividades assistenciais em Uberlândia como a Sociedade Eunice Weaver e ao Hospital do Câncer. Foi uma mulher de contribuição extraordinária nos negócios do Grupo Algar, não pelo que fez à frente deles, mas pelo esteio nos bastidores, principalmente ao marido e ao filho.”

O ex-prefeito Odelmo Leão e a esposa dele, a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, também expressaram pesar pela morte de Dona Ophélia. “Com profundo pesar, lamentamos o falecimento de Dona Ophélia Pereira Garcia, um exemplo de dedicação e generosidade que marcou nossa comunidade. Deixo aqui minhas condolências ao Dr. Luiz Alberto Garcia, aos filhos Luiz Alexandre e Ana Marta, aos netos e a todos os familiares e amigos. Que Deus conforte seus corações neste momento tão difícil”, declararam em nota publicada nas redes sociais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mais de 100 mil raios atingem o Leste de Minas; como se proteger

Em 4 meses, mais de 100 mil raios são registrados no Leste de Minas; entenda os perigos

É necessário redobrar os cuidados com a eletricidade durante tempestades e alagamentos.

Desde outubro de 2024 até o dia 6 de janeiro deste ano, mais de 103 mil raios foram registrados no Leste de Minas Gerais, de acordo com a Cemig. A região, que abrange os Vales do Aço, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, têm sido atingida por temporais acompanhados deste fenômeno nas últimas semanas, causando diversos transtornos e elevando os riscos relacionados às descargas elétricas.

De acordo com a companhia, nos próximos dias, há previsão de chuvas significativas na região, devido à possibilidade de formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O sistema climático deve intensificar os volumes de precipitação, especialmente no Norte, Nordeste e parte do Leste de Minas Gerais, o que reforça a necessidade de cuidados para evitar acidentes.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

Durante tempestades, é importante adotar medidas de segurança para evitar acidentes com descargas elétricas e problemas relacionados à rede elétrica:
– Abrigos seguros: Procure abrigo em construções de alvenaria ou dentro de veículos com estrutura metálica. Evite áreas descampadas, árvores, postes e locais propensos a alagamentos.
– Fios partidos: Caso encontre cabos de energia no chão, não se aproxime nem toque neles. O ideal é isolar a área e acionar os serviços da concessionária de energia.
– Cuidados em casa: Durante alagamentos, desligue o disjuntor geral da residência para evitar choques elétricos. Após a água baixar, um eletricista experiente deve avaliar a rede elétrica antes do religamento.
– Proteção de equipamentos: Retire aparelhos eletrônicos das tomadas durante tempestades para evitar danos por sobretensão causada por raios.

O uso de telefones celulares conectados ao carregador também deve ser evitado, já que a conexão com a tomada pode representar riscos de choques, mesmo em dias de chuva moderada.

VÍDEOS DO LESTE E NORDESTE DE MINAS GERAIS

50 vídeos

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp