Azuriz: elenco, reforços e meta no Paranaense 2025 – Novidades e ambição para a temporada

Como chega o Azuriz para o Campeonato Paranaense 2025: time-base, reforços e objetivo

De disputará pelo quinto ano consecutivo a elite do futebol estadual e quer voar mais alto

De está de volta e cheio de novidades para 2025
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13233480.jpg]

De está de volta e cheio de novidades para 2025

O Azuriz [https://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/azuriz/] busca a consolidação entre os principais times do futebol estadual. Com foco em estrutura e categorias de base, a Gralha disputará em 2025 seu quinto ano consecutivo na elite do Campeonato Paranaense e quer voar mais alto. Ou seja, fincar a bandeira de Pato Branco nas competições nacionais.

+ Tabela do Campeonato Paranaense
[https://ge.globo.com/pr/futebol/campeonato-paranaense/]
+ Veja os treinadores do Paranaense 2024
[https://ge.globo.com/pr/futebol/times/coritiba/noticia/2025/01/10/como-chega-o-coritiba-para-o-paranaense-2025-time-base-reforcos-e-objetivo.ghtml]

Após terminar em sexto lugar no estadual do ano passado, o Azuriz garantiu vaga na Série D deste ano, mas não na Copa do Brasil. Para a edição de 2025 do Paranaense, o objetivo é novamente conquistar um calendário nacional, principalmente estar na disputa de mata-mata que é vista pelos clubes como uma importante fonte de renda e visibilidade.

> A estreia do Azuriz no Paranaense será no sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Rio Branco, no Gigante do Itiberê, em Paranaguá.

1 de 3 Elenco do Azuriz para o Paranaense 2025 — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

Elenco do Azuriz para o Paranaense 2025 — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

TIME-BASE

O Azuriz manteve a base do elenco da temporada passada, como o lateral Williams Bahia, o volante Xavier e o atacante Wellisson. Além disso, a Gralha se reforçou com o goleiro Yuri Sena, do Vitória, e o volante Jean Cléber, ex-Avaí.

O comando técnico será de Emerson Cris, ex-zagueiro que como treinador tem passagens por times de Santa Catarina.

> Time-base do Azuriz: Yuri Sena; Williams Bahia, Gabriel Fornari, Lucas Adell e Matheus Marques; Jean Cléber, Xavier e Edinho; Wellison, Marco Bustillo e Matheus Guimarães.

2 de 3 Preparação do Azuriz para o Paranaense 2025 — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

Preparação do Azuriz para o Paranaense 2025 — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

TÉCNICO

Emerson Cris tem 46 anos e iniciou como técnico na Chapecoense, primeiro na base, depois como auxiliar permanente e técnico interino. Entre 2020 e 2022 passou por Concórdia e Próspera, ambos de Santa Catarina, e em seguida voltou à Chape. Neste ano, o treinador comandou o Galo Maringá e depois o Concórdia.

Antes, Emerson Cris foi jogador, atuando como meia. Ele começou no Paraná Clube, onde ficou até 2003, e soma passagens por Sport e Chapecoense, entre outros.

3 de 3 Emerson Cris, treinador do Azuriz — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

Emerson Cris, treinador do Azuriz — Foto: Mauricio Moreira / Azuriz

HISTÓRICO

Fundado em 2017, o Azuriz vai disputar a primeira divisão do Paranaense pela terceira vez em sua curta história. O clube jogou a Terceirona em 2019 e ficou em quarto, mas conseguiu o acesso após a desistência de dois times que jogariam a Segunda Divisão. No ano seguinte, foi campeão da Divisão de Acesso.

Em 2021, ano da sua estreia na elite, a equipe avançou para o mata-mata e caiu nas quartas de final para o Operário – o clube terminou em quinto e conseguiu vaga na Série D e Copa do Brasil. A campanha foi a mesma em 2024.

De Paranaense 2025 repetirá a fórmula dos últimos cinco anos, com turno único na primeira fase e mata-mata até a decisão da competição, com a finalíssima marcada para o dia 26 de março. A competição teve as datas antecipadas por conta das mudanças no calendário do futebol brasileiro.

Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr [https://ge.globo.com/pr/]

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vinicius Jr., Melhor do Mundo pela Fifa, Negocia Adquirir Clube em Portugal

Vinicius Jr., do Real Madrid, abre negociações para adquirir clube da Segunda Divisão de Portugal

Astro encontra-se em Jidá, na Arábia Saudita, onde irá competir na final da Supercopa da Espanha, no domingo, às 16h (horário de Brasília), enfrentando o Barcelona.

Vinicius Jr. é agraciado com o prêmio de melhor do mundo no FIFA The Best.

Melhor do mundo segundo a Fifa e vitorioso com o Real Madrid em diversas ocasiões, Vinicius Jr. pode conquistar mais um troféu neste domingo, na Arábia Saudita, durante a disputa da final da Supercopa da Espanha contra o Barcelona. Além dos gramados, o número 11 poderá adicionar mais um título à sua coleção nos próximos meses: o de dono de um clube.

Com 24 anos, Vinicius iniciou tratativas para adquirir um dos 18 clubes participantes da Segunda Divisão de Portugal. Para concretizar a compra, o craque conta com o apoio de um grupo de investidores. A informação foi veiculada primeiramente pelo jornalista Roberto Antolín, da rádio Cadena COPE, de Valladolid.

É relevante ressaltar que, embora a possível aquisição seja discutida e as negociações estejam em andamento, ainda não há um acordo finalizado nesse momento.

Um dos maiores talentos do futebol mundial e uma das principais vozes na luta contra o racismo, Vinicius destina seu tempo fora dos gramados ao Instituto Vini Jr., que promove a educação por meio do esporte.

Vinicius Jr. é coroado como o melhor jogador do mundo – Foto: Karim JAAFAR / AFP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp