Ceará é atingido por 275 mil raios em 2024; confira cidades mais impactadas

Ceará foi atingido por 275 mil raios em 2024; veja cidades mais impactadas

Números foram obtidos pelo Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel.

1 de 1 Ceará foi atingido por mais de 275 mil raios em 2024 — Foto: SVM

Ceará foi atingido por mais de 275 mil raios em 2024 — Foto: SVM

O Ceará registrou 275.624 raios ao longo de 2024, de acordo com dados da concessionária de energia Enel. Isso significa que, em média, o estado foi atingido por 757 raios a cada dia do ano passado.

As informações foram obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, que monitora as descargas atmosféricas no estado. De acordo com a companhia, as cidades mais atingidas por raios foram:

Granja: 9.456 raios
Santa Quitéria: 9.167
Aurora: 6.206
Jaguaretama: 5.353
Cariús: 5.309

Quando do divididas por macrorregiões, as áreas que mais foram atingidas por descargas elétricas foram o Cariri (45.299), Centro-Sul (41.249) e o Vale do Jaguaribe (37.492).

O Sistema de Monitoramento e Alerta, que contabiliza as descargas elétricas, também monitora chuvas, ventos fortes e queimadas, o que ajuda a Enel a identificar possíveis ocorrências na rede de distribuição.

De acordo com a Enel em 2025, somente nos primeiros nove dias, com o início da pré-estação chuvosa, já foram registrados mais de 7 mil raios no Ceará, com destaques para o Cariri (3.034) e o Sertão de Sobral (1.533).

Durante uma tempestade, a Enel recomenda que a população evite usar aparelhos conectados à tomada, como celular carregando; evite chuveiros elétricos e evite realizar o conserto de instalações elétricas.

Quem estiver fora de casa durante uma tempestade com raios, a recomendação é evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame e linhas telefônicas; bem como evitar estar em áreas com campos abertos, como piscinas, praias, descampados e locais elevados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Presidente do TJCE assume governo interino no Ceará durante viagem do governador à Holanda

Durante a viagem do governador Elmano de Freitas à Holanda, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Abelardo Benevides, assumirá o governo de maneira interina. A vice-governadora Jade Romero encontra-se de férias, e a responsabilidade pela administração do estado recai sobre o desembargador. Essa transição temporária de poder foi anunciada pelo próprio Elmano, que destacou a importância da sua viagem para a busca de investidores para o Ceará.

Em suas redes sociais, Elmano de Freitas compartilhou detalhes de sua agenda na Holanda, que inclui reuniões com autoridades e empresários locais. O foco da visita é atrair mais investimentos para o estado, com encontros programados com o CEO do Porto de Roterdã, Boudewijn Siemons, e outras personalidades do meio empresarial em Amsterdã. O governador demonstrou confiança na capacidade de Abelardo Benevides em conduzir os assuntos do estado durante sua ausência.

Com a determinação de fortalecer a conexão do Ceará com investidores estrangeiros, Elmano De Freitas deixa o comando interino nas mãos do presidente do TJCE. Abelardo Benevides é reconhecido por sua atuação no campo da justiça e agora terá a responsabilidade de liderar o estado em questões administrativas durante a viagem do governador à Holanda. A transferência temporária de poder foi enaltecida por Elmano como fundamental para o sucesso de sua missão no exterior.

A presença de Abelardo Benevides à frente do Governo do Ceará durante a viagem de Elmano para a Holanda reflete a confiança mútua entre os poderes judiciário e executivo. Enquanto o governador concentra esforços na aproximação de potenciais parceiros internacionais, o presidente do TJCE assume a responsabilidade de manter a governabilidade do estado. Essa divisão de tarefas evidencia a harmonia entre os poderes no cumprimento dos interesses da população cearense.

Com um cotidiano repleto de compromissos e decisões estratégicas, a atuação conjunta de Elmano de Freitas e Abelardo Benevides evidencia a importância da parceria entre os poderes para o desenvolvimento do estado. Enquanto o governador se dedica à busca por investimentos estrangeiros, o presidente do TJCE trabalha para garantir a estabilidade e eficiência administrativa do Ceará. Essa colaboração é essencial para a construção de um ambiente favorável ao crescimento econômico e social da região.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp