Blue Origin adia lançamento do foguete New Glenn de Jeff Bezos

O voo inicial do foguete New Glenn, programado para partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, no último domingo, foi adiado pela empresa Blue Origin, de Jeff Bezos. A justificativa dada foi que as condições marítimas não eram favoráveis no momento. As más condições implicaram no adiamento do lançamento. A Blue Origin não especificou uma nova data para o voo inaugural do New Glenn. Desenvolvido para ser um foguete orbital reutilizável, o New Glenn é uma das apostas da empresa para a exploração espacial, competindo diretamente com outras companhias do setor. Inicialmente previsto para ocorrer no domingo, o lançamento do foguete foi cancelado minutos antes da decolagem devido às condições adversas. A empresa de Jeff Bezos não divulgou detalhes sobre o que exatamente causou as condições marítimas desfavoráveis.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia prende suspeito de ataque mortal ao MST em Tremembé

Polícia Prende Suspeito de Ataque Mortal ao MST em Tremembé

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, no sábado, 11, um homem de 41 anos suspeito de chefiar o ataque ao acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no Vale do Paraíba.

O ataque, ocorrido na noite da última sexta-feira, deixou três pessoas mortas e cinco feridas. As vítimas fatais foram identificadas como Gleison Barbosa, de 28 anos, Denis Carvalho, de 29 anos, e Valdir Nascimento, de 52 anos. As demais vítimas estão hospitalizadas no Hospital Regional de Taubaté e no Pronto Socorro de Tremembé.

Ataque

De acordo com o MST, o ataque foi realizado por um grupo de 10 criminosos que entraram no Assentamento Olga Benário com cinco carros e duas motos, atirando contra os assentados. O local enfrenta uma intensa disputa com a especulação imobiliária voltada para o turismo de lazer, devido à sua localização estratégica na região.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, acompanhe as investigações do ataque. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ordenou que a Polícia Federal instaure um inquérito para investigar o ataque, citando a violação a direitos humanos.

Uma equipe da Polícia Federal, composta por agentes, perito e papiloscopista, foi deslocada para o local. O ministro Paulo Teixeira afirmou em publicação no X que está em  Tremembé para acompanhar as investigações do atentado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp