Deputado pede para MPSP investigar morte de adolescente baleada por PM
Deputado Paulo Fiorilo (PT) protocolou pedido para que MPSP acompanhe investigações sobre a morte de Victoria Manuely, baleada em ação da PM
São Paulo — O deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), líder do partido na Assembleia Legislativa, protocolou, nessa sexta-feira (10/1), um pedido para que o Ministério Público de São Paulo (MPSP) investigue a morte de Victoria Manuely, adolescente de 16 anos baleada durante uma abordagem policial na zona leste de São Paulo.
No pedido, endereçado ao procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, o deputado defende que a ação policial no caso teve “excesso evidente” e pede para que o Ministério Público acompanhe as investigações.
Victoria Manuely estava com a mãe, o irmão e alguns amigos em frente a um bar, na rua Capitão Pucci, no bairro Guaianases, quando dois homens passaram correndo pela família. Em seguida, dois policiais militares abordaram o irmão da vítima e, durante a ação, realizaram um disparo que atingiu o tórax da adolescente.
Victoria não resistiu ao ferimento e morreu. O policial que fez o disparo foi preso em flagrante e, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso está sendo investigado pelo 50° DP (Itaim Paulista).
No pedido protocolado por Paulo Fiorilo, o deputado pede que a Promotoria acompanhe o inquérito policial do caso, para assegurar a imparcialidade e celeridade das investigações. O parlamentar também solicitou que seja verificado se o policial militar utilizava câmera corporal durante a abordagem e que as imagens capturadas sejam analisadas de forma detalhada.
Além disso, é solicitado que seja esclarecido se houve omissão de socorro e que a família receba o devido acompanhamento do caso — com o esclarecimento sobre a motivação da prisão da vítima. Fiorilo pede ainda que o MPSP presente à Assembleia Legislativa relatórios regulares sobre o acompanhamento e desfecho de casos de violência policial.
Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE no Instagram.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre DE por meio do WhatsApp do DE: (11) 99467-7776.