Consequências da falta de água no corpo: saiba o que acontece!

Você sabe o que acontece com o corpo quando bebe pouca água?

A água é um dos pilares para o equilíbrio do corpo. Ela está envolvida em processos celulares, digestivos e metabólicos

Tomar água é essencial para o bom desempenho do organismo, ajudando na hidratação, na regulação da temperatura do corpo e no transporte de nutrientes. Mas você sabe o que acontece quando não se bebe água o suficiente?

De acordo com a nutricionista Talyta Machado, que atende em Brasília, a água está envolvida em processos celulares, digestivos e metabólicos. Assim, beber menos do que o necessário confunde o funcionamento de todo o organismo.

> “Um dos sinais de desidratação é a sensação de fome. A pessoa acaba comendo mais do que o necessário porque está buscando água nos alimentos”, disse a profissional em entrevista anterior ao DE.

Quando não está bem hidratado, o corpo dá sinais de alerta. Os mais comuns são urina escura, prisão de ventre, dores de cabeça recorrentes, pele ressecada e tontura.

“Pessoas idosas e crianças são mais sensíveis. Quem tem alergias de contato também tende a sofrer bastante”, acrescentou o clínico geral Daniel Salomão, do Hospital Santa Helena, em entrevista anterior ao DE.

A falta de água no organismo pode levar a consequências ainda mais graves para a saúde. De acordo com a nefrologista Maria Letícia Cascelli, diretora da Clínica de Doenças Renais de Brasília, pode ocasionar em cálculos renais ou casos de infecções urinárias.

“Em casos mais graves, o problema pode evoluir para um déficit agudo renal”, explicou a médica, em entrevista anterior ao DE.

QUAL É A QUANTIDADE IDEAL DE ÁGUA PARA BEBER POR DIA?

A nefrologista esclarece que a quantidade de água consumida em um dia deve ser suficiente para eliminar cerca de 2 litros de urina em 24 horas, o que corresponde a 30 a 35 mL de líquidos por quilo de peso corporal. Uma pessoa que pesa 70 quilos deve ingerir aproximadamente 2,5 litros de água por dia, por exemplo.

> Salomão alerta sobre a importância de distribuir o consumo de água ao longo do dia. “Não adianta beber dois litros de uma vez, pois o corpo precisa de equilíbrio. Quando há sobrecarga, ele tende a eliminar o excesso na urina”, explicou o clínico geral.

Para se manter hidratado ao longo do dia, o médico recomenda carregar sempre uma garrafa de água e criar lembretes, como bilhetes na mesa ou alarmes no celular.

PRINCIPAIS SINAIS DE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ BEBENDO ÁGUA O SUFICIENTE

– Urina escura: a desidratação leva a uma concentração maior de pigmentos na urina, o que a torna mais escura;
– Ressecamento da boca e da pele: indica que as células estão com falta de hidratação;
– Tonturas: a desidratação aumenta a pressão arterial e contrai os vasos sanguíneos no cérebro;
– Cansaço e irritabilidade: quando a ingestão de água é insuficiente, as células não recebem as proteínas necessárias para o funcionamento adequado do sistema nervoso, levando à fadiga e irritabilidade;
– Dor de cabeça: com pouca água circulando no corpo, o organismo precisa forçar o fluxo sanguíneo para os órgãos, o que pode afetar a cabeça devido à falta de nutrientes e oxigênio.

Para ficar por dentro de tudo sobre ciência e nutrição, veja todas as reportagens de Saúde.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp