Embarcação metálica antiga descoberta na obra da DE 30 em Belém

Proa de embarcação metálica descoberta em obra da DE 30 é retirada em Belém

A proa da embarcação metálica antiga foi descoberta no dia 12 de agosto de 2024, durante uma das obras da DE 30, na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal. No entanto, foi somente na noite de segunda-feira (13) que a proa foi retirada das escavações para a construção do Parque Linear da Doca, em Belém.

A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) está coordenando o processo de resgate do achado arqueológico em etapas. Até o momento, dois dos três segmentos da embarcação já foram retirados do local. O processo está sendo realizado pela empresa responsável pela obra da Nova Doca, com o auxílio de uma equipe de arqueologia e restauração, responsável pelo estudo do objeto.

De acordo com as informações divulgadas pela Seop, os segmentos da embarcação estão sendo transportados para a área de estacionamento de uma faculdade particular localizada na Doca. Lá, passarão por um processo de restauro antes de serem expostos em um museu, garantindo a preservação desse achado único para a região.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) afirmou que este achado arqueológico é considerado singular para a região de Belém. Até o momento, não havia registro de achados semelhantes durante escavações arqueológicas em contextos de licenciamento para obras públicas no Centro Histórico da cidade.

Vale ressaltar a importância desse achado para a história e a cultura da região, reforçando a necessidade de preservação do patrimônio arqueológico. A DE continuará acompanhando e atualizando as informações relacionadas à retirada e ao restauro da proa da embarcação metálica encontrada nas obras da DE 30 em Belém.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp