Bombeiros resgatam moradores ilhados em alagamento de Goiânia

Moradores e cachorros são resgatados após ficarem ilhados durante tempestade em Goiânia

No total, 4 ruas, em 4 diferentes bairros acabaram ficando alagadas. Um bote salva-vidas e uma canoa emprestada por um morador da região foram utilizadas pelo Corpo de Bombeiros no resgate.

Corpo de Bombeiros resgatam moradores de alagamento em Goiânia

Corpo de Bombeiros resgatam moradores de alagamento em Goiânia

Uma forte chuva acabou fazendo o Ribeirão João Leite transbordar, inundando diversos bairros de Goiânia e deixando moradores e animais ilhados em casas e pousadas da região. Durante a noite de segunda-feira (13) e madrugada de terça-feira (14), adultos, crianças e animais foram resgatados pelo Batalhão de Operações, Proteção Ambiental e Resposta a Desastres (Bopar) utilizando um bote salva-vidas e uma canoa emprestada por um morador da região (veja no vídeo acima).

O ribeirão fica próximo à GO-080, saída para Nerópolis. No total, 4 ruas, em 4 diferentes bairros acabaram ficando alagadas, sendo elas: Rua Mutum, Bairro Santa Genoveva; Rua Indaiá, Bairro Jardim Guanabara; Rua da Divisa, Setor Jaó e em dois pontos da Rua Angélica da Silva Nunes, no Bairro Vila Maria Rosa.

De acordo com o primeiro tenente do Corpo de Bombeiros, Luiz Salomão, 15 pessoas foram salvas, sendo 12 adultos e três crianças, além de dois cães. Entre as vítimas, estavam alguns turistas de Tocantins que pernoitavam próximo a um quartel de trânsito da Polícia Civil e acabaram sendo salvos pelos policiais. Segundo Salomão, em alguns pontos a água chegava a um metro e meio de profundidade e fez ele lembrar dos alagamentos em Rio Grande do Sul.

> “Eu até comentei com um dos militares que estavam comigo na ocorrência que o cenário lá era muito parecido com um dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul que a gente atuou”, declarou.

Ruas viram rios, carro é ‘engolido’ pela água e casas são inundadas durante chuva em Goiás; vídeos. Temporais continuam em cidades de Goiás, e Cimehgo alerta para perigo. Chuva causa estragos pelo terceiro dia seguido, derruba muros e faz represas transbordarem.

Em uma das imagens registradas pelos bombeiros, três pessoas são guiadas por um bombeiro dentro de um bote salva-vidas. Enquanto uma senhora segura algumas bolsas com objetos, um homem aparece segurando seu cachorro de estimação no colo.

De acordo com Salomão, as vítimas resgatadas foram levadas para uma área segura, fora das zonas de alagamento e agora aguardam a água baixar para retornar para suas casas.

O DE pediu uma nota à Prefeitura de Goiânia sobre quais medidas estão sendo tomadas para auxiliar os moradores do local e evitar novos alagamentos na tarde desta quarta-feira (14), mas não obteve um retorno até a última atualização desta reportagem.

ALERTAS CLIMÁTICOS

Na noite da última segunda-feira (13), alguns bairros da capital registraram mais de 90 mm de chuva, como o Setor Garavelo, com 97mm de precipitação. Foi o que apontou um relatório emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase todo o estado goiano terá chuvas intensas nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), variando entre 30 mm e 100 mm, com apenas uma pequena parte da região sul do estado tendo uma precipitação um pouco menor, entre 20mm e 50mm.

A Defesa Civil também emitiu um alerta via SMS na manhã desta quarta-feira (14), que destaca que há risco de queda de galhos e alagamentos com raios. Além disso, os ventos podem chegar a 100km/h. Para receber os alertas, basta enviar seu CEP via SMS para o número 40199. O programa tem o objetivo de prevenir acidentes alertando a população goiana.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp