Golpe: Criminosos se passam por funcionários da Anatel, em Goiânia

“No momento eu fiquei meio desconfiada. Aí ele falou que iria mandar um código por mensagem de texto para o meu telefone e que era para eu passar esse número para ele. Quando eu fiz, ele me pediu para ficar com o celular 40 minutos desligado. Ao ligar o aparelho novamente, eu já não conseguia acessar o aplicativo”

Um novo golpe vem tirando o sossego dos usuários do WhatsApp, em Goiânia. Os criminosos se passam por funcionários da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ligam para as pessoas e conseguem travar o aplicativo das vítimas e, se passando por elas, pedem dinheiro para os seus contatos alegando que o cartão foi bloqueado no momento que estava no caixa eletrônico.

Uma das vítimas conta que recebeu  diversas ligações de um número de prefixo 85, que é do Estado do Ceará, no início da tarde desta quarta-feira (04). O criminoso se identificou como funcionário da Anatel e alegou que iria realizar uma atualização do sistema de segurança do aplicativo de conversas. “No momento eu fiquei meio desconfiada. Aí ele falou que iria mandar um código por mensagem de texto para o meu telefone e que era para eu passar esse número para ele. Quando eu fiz, ele me pediu para ficar com o celular 40 minutos desligado. Ao ligar o aparelho novamente, eu já não conseguia acessar o aplicativo”, relatou.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos