Sujeira, infestação de pulgas, carcaças de animais: polícia resgata duas crianças e cerca de 100 cães em casa em situação precária no DF
O resgate ocorreu na terça-feira (14) na Candangolândia. A tutora dos animais foi presa em flagrante.
Os animais foram retirados de uma residência em condição precária na Candangolândia. As crianças dividiam os cômodos com os cães em condições deploráveis, contaminados por fezes e urina, com carcaças de animais mortos, infestação de pulgas e carrapatos, sarna, zoonoses e outras doenças.
O Conselho Tutelar da Candangolândia foi acionado e compareceu à residência. Uma das crianças tinha 11 anos e a outra cerca de 4 anos, conforme informações da Polícia Civil.
A tutora dos animais foi detida em flagrante e indiciada por maus-tratos, crime sujeito a uma pena de 2 a 5 anos de prisão.
Após o resgate, os cães que apresentavam ferimentos, extrema magreza e sangue nas fezes foram atendidos por profissionais veterinários no Hospital Veterinário Público de Brasília (HVEP) e encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses de Brasília. Após receberem tratamento, serão disponibilizados para adoção.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) recebeu várias denúncias sobre ataques dos cães a pedestres e outros animais, o que motivou o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência. A operação teve o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (SEAGRI) e da Secretaria de Proteção Animal (SEPAN).
Leia mais notícias sobre a região no DF DE.