Aluno da rede pública tira 980 na redação do Enem 2024 e sonha em cursar medicina

Enem 2024: aluno de escola pública que tirou 980 na redação sonha em cursar medicina

O mogiano Caio Albuquerque, de 19 anos, utilizou métodos – como a pesquisa por sinônimos e a leitura de notícias – para conquistar uma pontuação quase máxima na redação. Agora, ele almeja uma vaga em uma faculdade de medicina.

Ende uma nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o mogiano Caio Albuquerque, 19 anos, está mais próximo de realizar seu sonho de cursar medicina. Aluno de escola pública, ele tem se dedicado aos estudos desde o 1º ano do ensino médio, além de ter frequentado um cursinho preparatório gratuito.

“Eu não sabia exatamente como desenvolver uma redação, mas já tinha uma noção básica de escrita. Uma professora minha do primeiro ano, a Judite, identificou o potencial que eu tinha e começou a me dar algumas orientações, ministrando aulas sobre como aprimorar minha escrita. Dessa forma, minha redação foi evoluindo”, relembra.

No 2º ano do ensino médio, Caio, egresso em 2024 da Escola Estadual Historiador Isaac Grinberg, já possuía uma base mais sólida para redigir textos dissertativos. Foi apenas no 3º ano que ele se inscreveu no cursinho pré-vestibular Mogiano, realizado gratuitamente pelo Crescer, da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

“Naquele curso, fiz grandes avanços, pois tive uma excelente professora de redação, a Dani, que mudou completamente minha visão sobre a escrita. Antes, eu via a redação como uma receita de bolo, porém descobri que envolve diversos outros aspectos. Segui as orientações e deu certo”, comemora o estudante.

No último Enem, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Como dica para os próximos candidatos do Enem, Caio destaca a importância de um vocabulário mais amplo. Para melhorar nesse aspecto, ele costumava escrever redações e depois revisá-las. Ao perceber a repetição de palavras, buscava sinônimos para enriquecer seu vocabulário.

Para conseguir elaborar argumentos sobre diversos temas, Caio buscou ampliar seu repertório lendo notícias, sempre atento ao que acontecia no mundo. Além disso, escrevia textos semanalmente para que sua professora pudesse corrigir cada um deles.

“A língua portuguesa é vasta e possui vários significados. Acredito que é válido começar por aí: buscar sinônimos, ampliar o repertório e aprimorar a escrita. Leia o que for possível: artigos, redações. Eu lia muitas redações nota mil para me inspirar”, compartilha Caio.

Com a nota que obteve, Caio almeja conquistar uma vaga para cursar medicina, um curso que ele sonha desde os 12 anos de idade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp