O governo de Goiás está oferecendo mais de 17 mil vagas em cursos de capacitação para alunos de escolas públicas por meio do programa Profissionaliza Goiás. Com um investimento total de R$ 94,5 milhões, 17 municípios serão contemplados com as vagas gratuitas destinadas aos estudantes do ensino médio. A iniciativa conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
No Senai, serão ofertadas 12.532 vagas em 12 cursos distintos, enquanto no Senac os estudantes terão acesso às aulas das cinco mil vagas disponíveis nas escolas estaduais. Os alunos contemplados terão a oportunidade de participar de aulas teóricas e práticas, com direito a transporte e alimentação para aqueles que obtiverem vagas no Senai.
Para se inscrever, os alunos da rede estadual de ensino devem procurar a coordenação de suas escolas e realizar a matrícula. De acordo com Telma Antonia, coordenadora de execucação política de educação profissional da Secretaria de Educação (Seduc), os cursos serão integrados ao ensino médio, totalizando 12 cursos profissionalizantes disponíveis.
Dentre os cursos oferecidos, destacam-se opções como Técnico em Administração, Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Marketing, Técnico em Segurança do Trabalho, entre outros. Os municípios participantes do programa incluem Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Jataí, Rio Verde, entre outros.
Essa iniciativa visa proporcionar aos estudantes da rede pública a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades para se prepararem para o mercado de trabalho. Os cursos de capacitação oferecidos pelo governo de Goiás contribuem para a formação profissional dos jovens e a promoção da educação de qualidade no estado. Para mais notícias e informações sobre Goiás, confira o conteúdo disponível no portal DE.