Novo líder, goleada do Goianésia e fim de jejum: a 9ªrodada do Goianão

A 9ª rodada deu ao Goianão um novo líder. Com a vitória do Goiás no sábado e a goleada sofrida pelo Vila Nova no domingo, o Verde assumiu a ponta da tabela do Estadual. Na parte baixa, Crac e Itumbiara conquistaram a primeira vitória no Campeonato Goiano.

A rodada começou com o duelo entre Aparecidense e Iporá, no Aníbal Batista de Toledo. Vindo de quatro vitórias seguidas, o Camaleão engatou a quinta, abriu vantagem na ponta do Grupo B e colou na liderança geral. O gol do triunfo por 1 a 0 foi de Aleilson, que deu um lençol no zagueiro dentro da área e bateu de primeira, sem chances para o arqueiro do Lobo Guará.

No Serra Dourada, um clássico muito pegado entre Atlético e Goiás inflamou os torcedores. O Esmeraldino venceu por 2 a 1, mas o dérbi foi marcado por muita confusão. Mesmo com o árbitro Fifa Wilton Sampaio no apito, houve muita reclamação da arbitragem. O jogo foi quente e teve três expulsões. Do lado atleticano, Júnior Viçosa e Betinho receberam o vermelho. Everton Sena também foi para o chuveiro mais cedo e deixou o Goiás com 10 em campo.

Na bola, o Verde foi superior ao Dragão. Depois de boas defesas de Kléver, Tiago Luís abriu o placar após linda jogada de Juan. O camisa 10 também faria a jogada do segundo gol. Na etapa final, Juan avançou com liberdade e deixou Carlos Eduardo tranquilo para anotar. O Rubro-Negro descontou com Jorginho, que aproveitou rebote em cobrança de falta.

Goleada acachapante

Dezenas de torcedores colorados enfrentaram mais de duas horas de viagem para assistir o Vila Nova contra o Goianésia, e saíram do Valdeir de Oliveira envergonhados. Com uma atuação pífia, o Tigre foi goleado pelo Azulão por 5 a 1. Michael, que está acertado com o Goiás, balançou a rede três vezes. O artilheiro Nonato marcou dois. Hiroshi marcou o gol de honra do Vila.

A derrota fez a equipe colorada perder a liderança do Grupo A e cair duas posições na tabela geral do Goianão. Agora, o Tigre é vice-líder de sua chave e terceiro geral, atrás de Goiás e Aparecidense.

Desencantaram

Até então sem vencer no Estadual, Crac e Itumbiara finalmente alegraram seus torcedores. Fora de casa, o Leão do Sul não tomou conhecimento do Anápolis e derrotou o Galo da Comarca por 3 a 0 no Jonas Duarte. Nino Guerreiro, Silvio e Jean anotaram os gols do time catalano.

Por sua vez, o Itumbiara passou pelo Rio Verde, também fora de casa. O Gigante da Fronteira fez 3 a 1 jogando no Mozart Veloso do Carmo, mas permaneceu na lanterna do Grupo A. Os gols do Tricolor foram de Gilmar, duas vezes, e Neto. André Luís fez para os donos da casa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp