O Governo de Goiás, através do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura, abriu inscrições para o programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social nesta terça-feira, 14. O programa é destinado a apoiar famílias dos municípios de Águas Lindas e Trindade, oferecendo um auxílio mensal de R$ 350 durante 18 meses para o pagamento de aluguel de imóvel.
Serão feitas 1.036 vagas disponíveis para Águas Lindas e 252 vagas para Trindade, totalizando mais de 1,2 mil famílias beneficiadas. A distribuição das vagas baseia-se em um estudo do déficit habitacional realizado pelo Instituto Mauro Borges (IMB). Até agora, o programa já ajudou mais de 73 mil famílias goianas e continua sua expansão, como destacou Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social e primeira-dama.
Como realizar a inscrição
As inscrições podem ser feitas pelo site da Agehab ou pelo aplicativo Aluguel Social, que está disponível para Android. Para aqueles sem acesso à internet ou dificuldades de preencher formulários online, é possível buscar ajuda na prefeitura local.
Os critérios de seleção incluem situação de vulnerabilidade social e econômica e a ausência de moradia própria para a família requerente, conforme explicado por Alexandre Baldy, presidente da Agehab. É fundamental que todos os requisitos sejam cumpridos para evitar desclassificação.
O Aluguel Social possui a capacidade de beneficiar cerca de 40 mil famílias simultaneamente. Após a inscrição, os interessados devem ficar atentos à convocação para a entrega da documentação necessária.
O foco do programa é em famílias vivendo em moradia improvisada, mulheres que enfrentam violência, idosos, pessoas com deficiência, famílias monoparentais e candidatos que são bolsistas do Probem ou estudantes da UEG, conforme ressaltado pelo secretário estadual da Infraestrutura, Pedro Sales.