Aumento de 60% em casos de doenças mentais no Vale do Paraíba em 2024 – Saiba como buscar ajuda

Casos de doenças e transtornos psíquicos registram alta de quase 60% no Vale do Paraíba em 2024

O balanço foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde e é referente aos atendimentos realizados na rede pública, pelo SUS. Saiba como buscar ajuda.

Casos de doenças e transtornos psíquicos sobem 60% no Vale do Paraíba

O número de atendimentos de doenças e transtornos psíquicos teve um aumento de quase 60% na rede pública de saúde do Vale do Paraíba entre janeiro e novembro de 2024, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a pasta, de janeiro a novembro de 2024 foram registrados 17.108 atendimentos ambulatoriais e hospitalares a pacientes diagnosticados com ansiedade e depressão nas cidades abrangidas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté, que contempla todo o Vale do Paraíba.

No mesmo período de 2023, foram registrados 10.708 atendimentos pelas doenças na região – alta de quase 60%.

O mês de janeiro é o mês escolhido para chamar a atenção para a importância de cuidar da saúde mental. Pensando na prevenção de doenças e transtornos, a rede pública de saúde participa da campanha janeiro branco, por meio de acompanhamento e orientação nas unidades básicas de saúde ou na procura voluntária por ajuda nos Caps, que são os Centros de Atenção Psicossocial.

No caso de atendimentos emergências, hospitais e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) podem ser procurados para avaliação e acompanhamento com psiquiatras e psicólogos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também são oferecidos cursos, palestras, eventos, apoio técnico em programas, projetos e ações para acolher os pacientes com problemas de saúde mental.

Como buscar ajuda

1. Unidades Básicas de Saúde (UBS): O primeiro passo é buscar atendimento com um clínico geral na UBS mais próxima, que pode encaminhar o paciente a um psicólogo ou psiquiatra.
2. Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Esses centros oferecem atendimento especializado com equipes multidisciplinares e são organizados por faixa etária e demandas específicas, como o CAPS Infantil (CAPSi) e o CAPS para usuários de álcool e drogas (CAPSad).
3. Clínicas-Escola de Psicologia: Universidades que oferecem cursos de Psicologia dispõem de clínicas-escola, onde alunos supervisionados por professores realizam atendimentos gratuitos ou a preços acessíveis.
4. Centro de Valorização da Vida (CVV): O CVV disponibiliza apoio emocional 24 horas por meio do telefone 188 ou pelo chat online no site oficial.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp