Forte chuva causa alagamentos, provoca interdições de vias e deixa veículos submersos em SC; VÍDEO
Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí, destinos turísticos do estado, foram afetados nesta manhã de quinta-feira (16). Imagens mostram veículos em meio a vias alagadas. As cidades do Litoral Norte de SC estão sofrendo com as fortes chuvas e alagamentos.
A forte chuva registrada no Litoral Norte de Santa Catarina alagou ruas, fez moradores saírem de casa, afetou o atendimento da saúde e causa interdições de vias importantes na manhã desta quinta-feira (16). Na marginal da BR-101, próximo ao acesso a Balneário Camboriú, veículos ficaram submersos (assista acima).
Os municípios de Camboriú e Itajaí, destinos turísticos no estado, também foram afetados. Não há informações sobre feridos. Em relatório com atualização às 8h16, a Defesa Civil estadual informou que as três cidades registraram os maiores índices de chuva nas últimas 6 horas: Itajaí: 02.6 milímetros; Camboriú: 79.9 milímetros; Balneário Camboriú: 59 milímetros.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Em Balneário Camboriú, a prefeitura informou que ao menos uma família precisou sair de casa por risco de deslizamento. Em nota, a administração orientou a população a evitar sair de casa enquanto as chuvas persistirem. Pontos de alagamento identificados: Avenida Martin Luther, Avenida das Flores, Rua Israel, Avenida Santa Catarina, Rua São Paulo, Rua Síria, Rua Azulão.
MARGINAL COM VEÍCULOS SUBMERSOS
Responsável pela BR-101 no Litoral Norte, a Arteris Litoral Sul afirmou que o acúmulo de chuva na região de Balneário Camboriú fez o trecho ser interditado no sentido sul (Porto Alegre) no km 138.
Já em Itajaí, uma idosa foi retirada de casa por conta do volume de água e está desalojada, segundo o município. A unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), no centro da cidade, também foram atingidos por água. A Defesa Civil informou que está nas ruas para ajudar os moradores desde a madrugada. O órgão alertou ainda que a população deve ter atenção com as áreas de encosta, com o solo encharcado devido à chuva.
“A tendência é que a chuva deve diminuir a partir das 10 da manhã, já melhorando a situação de alagamentos. Mas os deslizamentos de terra ainda podem ocorrer, já que o solo permanece encharcado devido às chuvas”, alertou o coordenador de monitoramento e alerta Marinho Stringari Filho.