Temporal com granizo causa alagamentos, bloqueio de vias e deixa semáforos fora de operação em Porto Alegre
Há alagamentos em diferentes regiões da capital, inclusive bairros que ficaram debaixo d’água durante as enchentes de maio de 2024.
Chuva causa alagamentos em Porto Alegre
O temporal que começou por volta das 16h desta quinta-feira (16) provocou transtornos no trânsito de Porto Alegre. Há alagamentos em diferentes regiões da capital, inclusive bairros que ficaram debaixo d’água durante as enchentes de maio de 2024.
Segundo a estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) no bairro Cidade Baixa, choveu 20 mm em uma hora. A média mensal de chuva em janeiro é de 142 mm em Porto Alegre.
Foram registrados pontos com acúmulo de água em ruas dos bairros Menino Deus, Centro Histórico, Azenha, Cidade Baixa e Praia de Belas.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), há 16 ocorrências abertas em razão do mau tempo. São três bloqueios totais de vias, nove semáforos fora de operação e um bloqueio por poste e fios caídos.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, um pedestre foi atingido por parte de um painel de uma parada de ônibus, na Avenida Padre Cacique, na Zona Sul. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. A pessoa teve apenas ferimentos leves.
Na Rua Coronel Timóteo, também na Zona Sul, uma árvore caiu sobre uma residência. A Rua Doutor Castro de Menezes está parcialmente obstruída por vegetal.
A Defesa Civil municipal emitiu alerta para tempestades. O comunicado prevê chuvas intensas com acumulado de 30 mm por hora, rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h e descargas elétricas. O aviso é válido até as 22h desta quinta.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo, para perigo potencial de tempestade, que podem atingir as Regiões Central, Sul, Metropolitana de Porto Alegre e Fronteira Oeste. O alerta entrou em vigor às 12h e é válido até 23h30.