Programa Meu Celular contribui para queda nos roubos e furtos de celulares no Ceará

Ceará registra redução dos crimes de roubo e furto de celulares em 2024

Secretaria da Segurança Pública associa queda ao programa Meu Celular.

Cai número de roubos e furtos de celulares no Ceará

O Ceará teve queda no número de furtos e roubos de celulares em 2024 — em comparação com 2023. Os furtos caíram 7,4%; já os roubos diminuíram em 15,3%. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública nesta quinta-feira (16).

✅ Siga o canal do DE Ceará no WhatsApp

O órgão associou a redução registrada no intervalo ao lançamento do programa Meu Celular, em abril de 2024. O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou o impacto positivo.

“Terminamos 2024 com redução nessas ocorrências. Essas diminuições se amplificaram após a implantação do Meu Celular, que é um programa no qual você pode cadastrar o seu telefone celular, os seus dados pessoais e facilitar depois, caso ocorra algum roubo, furto ou até um extravio, a possível localização desse aparelho por parte das forças policiais e a devolução para o proprietário”, pontuou.

REDUÇÃO NOS ROUBOS E FURTOS

O Ceará registrou uma queda significativa nas ocorrências de roubo e furto de celulares no ano de 2024. Quando comparado a 2023, houve uma redução de 13,8% nos casos registrados em Fortaleza. Além disso, em todo o estado, os roubos caíram de 22.850 em 2023 para 19.362 em 2024.

Em relação aos furtos, a redução chegou a 7,4% em 2024, comparado com o ano anterior. No Ceará, foram contabilizados 15.030 furtos de celulares em 2024, enquanto em 2023 esse número alcançou 16.234. Já em Fortaleza, a diminuição foi de 8,3% nos casos de furtos de celulares.

MEU CELULAR

Desde abril de 2024, os proprietários de aparelhos celulares podem cadastrar seus dispositivos através do programa Meu Celular. Ao fazer o cadastro, é possível ativar alertas em casos de roubos, furtos ou extravios, auxiliando na recuperação dos equipamentos.

A Polícia Civil está engajada em investigar e recuperar os aparelhos, enquanto a Polícia Militar realiza verificações em pessoas suspeitas para conferir a procedência dos celulares através de um aplicativo. Conforme o secretário da SSPDS, mais de 5.350 aparelhos já foram recuperados desde o lançamento do programa.

O Meu Celular é acessível a todos, bastando ter um dispositivo com acesso à internet. Após o cadastro, o usuário pode fornecer informações como o número do IMEI do aparelho e, em caso de roubo ou furto, o PDF do boletim de ocorrência. O cadastro preventivo é recomendado mesmo para quem não enfrentou problemas com seu dispositivo.

ASSISTA AOS VÍDEOS MAIS VISTOS DO CEARÁ

Fique por dentro dos vídeos mais populares do DE Ceará acessando o site indicado. A redução nos crimes de roubo e furto de celulares é um reflexo do esforço conjunto das autoridades e da utilização eficaz do programa Meu Celular para proteger os cidadãos cearenses. Reforce a segurança do seu aparelho mobile cadastrando-o no programa e contribua para a prevenção e recuperação de dispositivos perdidos ou roubados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp