Enem: 85 estudantes de escola pública de Marabá celebram notas acima de 900 na redação
Escola tem o melhor desempenho do estado, seguida pela Escola Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, que obteve 79 alunos com notas superiores a 900 pontos.
Alunos da Escola Anísio Teixeira, em Marabá — Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Com o melhor desempenho do Pará, a Escola Estadual Anísio Teixeira, localizada em Marabá, no sudeste do estado, contou com 85 alunos que alcançaram notas superiores a 900 na Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ainda segundo o resultado, 150 alunos tiraram notas acima de 800 pontos na Redação do Enem 2024. Ano passado, 64 alunos da instituição de ensino tiraram acima de 900 pontos na Redação.
O desempenho da Escola Anísio Teixeira é o melhor do Pará, seguida pela Escola Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, que obteve 79 alunos com notas superiores a 900 pontos.
Demétrius Araújo, professor de Redação e Língua Portuguesa da Escola “Anísio Teixeira”, realiza um projeto de Redação na escola que já colhe frutos positivos há três anos. Em 2022, foram 33 alunos com notas acima de 900, em 2023, foram 64 e em 2024 atingiu o número de 85 estudantes em destaque.
A alegria de ter essas notas na escola pública é diferente, tem um gosto especial, até porque tem alunos que vêm de uma realidade extremamente complexa e que não têm nenhum outro espaço para que possam sonhar com a faculdade, e a escola pública tem esse papel, de mostrar esse caminho. Eu quero parabenizar os meus alunos e agradecer a parceria da gestão da escola, porque sem eles não aconteceria isso, a direção da escola me dá um tempo para realizar esse projeto”, diz o professor.
Ele ainda atribui os resultados expressivos à cultura de estudo. “Temos de mostrar para sociedade que a escola pública é um espaço espetacular de construção do conhecimento. As pessoas olham para a escola pública como um espaço ruim, negativo, e não é. A escola pública é maravilhosa e às vezes é o último recurso das pessoas alcançarem algo melhor na vida”, afirma.
Neste ano, 85 alunos com notas de Redação acima de 900. A meta do docente é alcançar 100 notas acima de 900 para o Enem 2025.