Como o uso de IA ajudou Ceará a ter rede pública com a maior pontuação na redação do Enem
Estado alcançou o maior número de notas acima de 950 entre as escolas da rede pública, conforme o Ministério da Educação. Professores e alunos dizem ao DE as políticas públicas adotadas nas unidades.
EEMTI Vicente de Paulo da Costa, em Acaraú, foi uma das escolas com bons resultados na redação do Enem 2024 — Foto: Divulgação
O Ceará foi destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ao alcançar o maior número de notas entre 950 e 1000 na redação, superando a rede pública de todos os outros estados. Por trás dos resultados, há uma série de políticas públicas bem-sucedidas e um trabalho conjunto entre gestão estadual, escolas, professores e alunos. Entre as medidas estão o incentivo à leitura, prática diária e o uso de inteligência artificial (IA).
Para o secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), Helder Nogueira, a política de educação em tempo integral, seja nas escolas que antes eram regulares ou nas de ensino profissional, foi essencial para o resultado obtido. Com os alunos passando mais tempo nas instituições de ensino, a grade curricular foi pensada de modo a ampliar o destaque para o Enem.
Em 2024, o foco no Exame veio através da implementação de uma trilha formativa específica de preparação, incluindo o aumento na quantidade de horas destinadas ao ensino e prática de redação. Alunos do terceiro ano do Ensino Médio em Tempo Integral passaram a ter duas horas a mais de aula da disciplina.
Há outras iniciativas que estão em ação há mais de uma década. O projeto “Enem Chego Junto Chego Bem” surgiu em 2012 com a finalidade de preparar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame. O secretário explica que, atualmente, a iniciativa funciona por meio de uma agenda anual com uma série de atividades desenvolvidas até o dia da prova. “A agenda foca na mobilização, no engajamento e na preparação dos estudantes para o Enem, mas também com um olhar muito focado na redação”, pontua.
Entre as ações desenvolvidas pelo projeto estão:
– Emissão de documento com foto;
– Simulados;
– Concurso de Redação;
– Enem não tira férias: aulas virtuais no mês de julho;
– Plataforma de envio de redações para correção e feedback;
– AoGosto do aluno: atividades em preparação para o Enem e ações de lazer e cultura em prol do mês do estudante;
– Aulões preparatórios;
– Oficinas de redação.
Além das ações da Secretaria de Educação, há iniciativas desenvolvidas pelas escolas da rede pública que também agregam ao resultado alcançado.
Iaracy Ferreira, diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Vicente de Paulo da Costa, localizada no município de Acaraú, destaca que o trabalho direcionado e individualizado de acompanhamento das produções textuais é essencial para garantir o sucesso dos alunos. “Eram sugeridas produções semanalmente, e cada correção era seguida do feedback do professor”, conta.
Na escola, 87% dos alunos que realizaram o Enem 2024 alcançaram nota superior a 800. Breno Lopes, de 19 anos, que concluiu o Ensino Médio no ano passado, foi um desses estudantes, atingindo 920 pontos.
Produção e correção intensa de redações influenciam resultados dos estudantes no Enem — Foto: Divulgação
O uso de tecnologias, incluindo ferramentas de Inteligência Artificial (IA), também foi uma estratégia adotada. “Em nossa escola, as novas tecnologias, inclusive a IA, têm sido uma grande ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Uso de recursos tecnológicos como videoaulas, testes online, jogos interativos, entre outros, permeiam nosso ambiente escolar”, comenta a diretora Iaracy.
A professora de Redação e Língua Portuguesa da EEMTT Vicente de Paulo da Costa, Francisca Andrêzza Alves, destaca que os recursos têm fortalecido o ensino e a aprendizagem. “É inegável que a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no mundo contemporâneo, influenciando cada vez mais nossos jovens. Foi uma maneira que encontramos de chamar atenção dos nossos jovens para que eles se sentissem motivados a interagir nas aulas”, declara.
As principais ferramentas utilizadas na EEMTT Vicente de Paulo da Costa são:
– Kahoot;
– Ferramentas Google;
– Quizizz;
– Chat GPT;
– Copilot;
– Gamma App;
– Khan Academy.
A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Marta Maria Giffoni de Sousa, também de Acaraú, atingiu o marco de 140 alunos com notas acima de 900. A diretora Mirele Maria Rodrigues da Silva aponta que o foco no protagonismo estudantil, na leitura, na escrita e no desenvolvimento do senso crítico foram importantes para o resultado atingido.
Cultivamos um ambiente acolhedor e motivador, que incentiva os alunos a explorarem todo o seu potencial
— Mirele Maria Rodrigues da Silva
A professora de Língua Portuguesa e Redação, Almira Aires Santiago Moura, cita projetos desenvolvidos pela escola para estimular a leitura e a escrita:
– Círculos de leitura: Grupos acompanhados por um professor e mediados pelos multiplicadores de leitura (alunos selecionados para liderar grupos de 15 estudantes), em que há o compartilhamento de reflexões sobre a obra selecionada;
– Litera Giffoni: Projeto bimestral em que os alunos são conduzidos à biblioteca da escola, visitam obras e agendam para leitura individual. Ao fim do prazo, os estudantes apresentam resenhas do livro;
– RedLab: Oficinas semanais para orientação, escrita, reescrita e devolutiva do que está sendo produzido pelos estudantes.
EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa aposta em iniciativas que estimulam a prática da redação — Foto: Divulgação
Além do uso de ferramentas, a diretora Iaracy destaca que a formação continuada através de cursos e planejamentos é o grande diferencial da rede pública do Ceará.
A diretora Mirele Rodrigues ressalta que a política pública de valorização dos profissionais da educação e o modelo de gestão escolar centrado na aprendizagem são o diferencial do Estado. “O Ceará tem se destacado pelo investimento contínuo na formação de professores, no uso de indicadores educacionais para a tomada de decisões e no fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade”, pontua.
Para a professora Almira Aires, a formação oferecida pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação e pela gestão escolar contribuem para agregar conhecimento e reforçar a prática de correções. O resultado da capacitação é reconhecido pelos alunos.
As nossas professoras de língua portuguesa e seus apoiadores contribuem muito para o protagonismo dos estudantes. Eu fui um deles. Antes eu não me sentia muito a vontade de expressar minha opinião, não gostava de ler nem de escrever. Hoje em dia, percebi que possuo talento e vocação para prática da escrita e leitura
— Mário Felipe Rocha, egresso da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa
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