Trump prepara grande operação de deportação de migrantes ilegais a partir de terça-feira

A administração do presidente eleito Donald Trump iniciará uma série de prisões de migrantes irregulares em todo o território dos Estados Unidos a partir de terça-feira, conforme anunciou o chefe de políticas migratórias do novo governo. A operação é uma das primeiras ações de Trump após sua posse, cumprindo uma de suas promessas de campanha de deportar milhões de migrantes sem documentos.

Tom Homan, ex-diretor interino do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), e que será responsável pela segurança fronteiriça no novo governo, afirmou à Fox News que a operação será de grande escala, com ações em várias cidades, incluindo Chicago, que será um dos alvos da ação.

“Será uma varredura massiva em todo o país. Chicago é apenas um dos locais”, declarou Homan. Ele também comentou sobre a especulação de veículos de imprensa, incluindo o Wall Street Journal, sobre uma “incursão” no local a partir de terça-feira.

Homan, que supervisionou a política de separação de pais e filhos migrantes durante o primeiro mandato de Trump, garantiu que, com a nova gestão, o ICE terá plena liberdade para agir: “Vamos tirar as algemas do ICE e permitir que ele prenda estrangeiros criminosos”, afirmou.

A operação em Chicago começará na terça-feira e se estenderá por toda a semana, com a participação de 100 a 200 agentes do ICE, de acordo com o Wall Street Journal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp