Programa de reinserção social forma jovens em Senador Canedo

Em Senador Canedo, o programa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal

Alunos  do Programa Jovem Sustentável Aprendiz, se formaram na 3º turma, em Senador Canedo, nesta terça-feira (10).  A cerimônia foi realizada na Biblioteca Municipal Arlete Tenório de Castro. O projeto, que tem como objetivo a redução da violência a partir da ressocialização e inclusão profissional de jovens em cumprimento de medida socioeducativa, trabalha para promover a transformação de valores destes adolescentes, além de resgatar a cidadania e possibilitar a inclusão no mercado de trabalho.

O curso é um desdobramento do Programa Jovem Sustentável, metodologia da Fundação Alphaville que promove o fortalecimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. “Dos 15 jovens que iniciaram nessa turma, 12 decidiram dar continuidade e tiveram a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, idealizar novos sonhos e estão prontos para serem reinseridos na sociedade com novos valores”, explica a coordenadora de Projetos Sociais da Fundação Alphaville, Graça Rodrigues. O programa, preza pela formação e acompanhamento de cada um dos adolescentes do projeto, e resulta na queda do índice de reincidência dos participantes de 88% para 16%, se comparado a formações tradicionais.

Durante a formação, os jovens participaram de 172 horas de atividades de contra turno escolar, aprenderam em módulos como o de Programação Neurolinguística (PNL), Sustentabilidade Integral (com atividades de permacultura, economia, empreendedorismo e qualidade de vida) e Cidadania Digital.

Em Senador Canedo, o programa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Poder Judiciário, a Fundação Alphaville e o Ministério Público do Estado de Goiás, e tem como premissa fortalecer o caráter formativo das medidas socioeducativas, transformando a experiência dos adolescentes em aprendizado e possibilitando seu ingresso no mercado de trabalho.

Sobre a Fundação Alphaville

A Fundação Alphaville é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como OSCIP. A organização atua com metodologia própria, chamada Convivência que Constrói, para promover a autonomia, a cooperação e a liderança participativa nos grupos com os quais atua. Já desenvolveu projetos com comunidades socialmente vulneráveis, empresas, poder público e associações de moradores. Em 18 anos de atuação, o portfólio da Fundação Alphaville já conta com mais de 210 projetos realizados e mais de 400 mil pessoas envolvidas diretamente em todo o território nacional.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

PM de Goiás apreende motos de jovens envolvidos em ‘rolezinhos’ no Natal

A Polícia Militar de Goiás apreendeu 17 motocicletas durante uma operação realizada na véspera de Natal em Goiânia. Os veículos pertenciam a um grupo envolvido em um “rolezinho” no Setor Pedro Ludovico. Entre os detidos, estavam três adultos e um menor de idade.

Segundo o Comando de Policiamento da Capital (CPC), imagens divulgadas nas redes sociais mostraram motociclistas trafegando em alta velocidade e utilizando veículos irregulares, como motos sem placas e retrovisores, além de realizarem manobras perigosas. Durante a abordagem, apenas um dos jovens possuía habilitação.

Ações em outras cidades
A PM também realizou operações similares em outras cidades de Goiás. Em Anápolis, oito motocicletas foram apreendidas na quarta-feira, 25, após denúncias de um novo “rolezinho” sendo organizado na região.

Já em Goianésia, quatro motos sem placas e com documentos atrasados foram recolhidas durante um evento semelhante, também na véspera de Natal.

As ações da Polícia Militar buscam coibir práticas irregulares que colocam em risco a segurança no trânsito e garantir a ordem durante as festas de fim de ano.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp