General Gleuber Vieira, ex-ministro e ex-comandante do Exército, faleceu aos 91 anos de idade. Ele assumiu o cargo de general em 1999, juntamente com a função de ministro do Exército durante o mandato do governo Fernando Henrique Cardoso. Neste mesmo ano, tornou-se comandante do Exército Brasileiro.
O falecimento do general Gleuber Vieira, ex-ministro e ex-comandante do Exército Brasileiro, ocorreu no último domingo, aos 91 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Exército, embora a causa da morte não tenha sido divulgada.
Durante o período de janeiro a junho de 1999, Gleuber Vieira ocupou a posição de ministro do Exército, enquanto o presidente Fernando Henrique Cardoso estava no poder. Com a criação do Ministério da Defesa, a função de ministro do Exército foi extinta.
Posteriormente, o ex-ministro foi designado como Comandante do Exército, ocupando o cargo até janeiro de 2003. O Exército Brasileiro emitiu uma nota lamentando a morte de Vieira, prestando homenagens e condolências à sua família e amigos.
Nascido em 8 de dezembro de 1933, Gleuber Vieira ingressou na carreira militar como aspirante a oficial de artilharia em 1954, na Academia Militar das Agulhas Negras. Durante o seu comando, o Exército Brasileiro aumentou a participação em Missões de Paz da ONU, como as operações em Moçambique e Angola, na África.
Além disso, o general foi responsável por incluir mulheres nos Colégios Militares, no Instituto Militar de Engenharia (IME) e na Escola de Saúde do Exército, promovendo a diversidade e modernização da Força. Gleuber Vieira também escreveu o livro ‘História Oral do Exército na Segunda Guerra Mundial (2001)’ e foi o idealizador da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB).