O Governo do Japão está oferecendo bolsas de treinamento para professores do Pará interessados em aprimorar seus conhecimentos nas áreas de Educação Escolar e Cultura e Língua Japonesa. As inscrições para concorrer a essas bolsas podem ser realizadas até o dia 12 de fevereiro. O Consulado do Japão em Belém é o responsável por receber os interessados e todo o processo de seleção.
Para se candidatar às bolsas de treinamento em Educação Escolar, é necessário que o professor seja brasileiro, tenha idade inferior a 35 anos em 1º de abril de 2025, possua ensino superior ou formação específica completa, tenha experiência didática de mais de cinco anos em escolas de ensino médio e/ou fundamental, e tenha conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa. O programa tem duração de 18 meses e oferece benefícios como valor mensal entre 143.000 ienes para professores, passagens aéreas de ida e volta para o Japão, e cobertura das despesas escolares.
Já para os interessados em concorrer às bolsas de treinamento em Língua e Cultura Japonesa, é necessário ser brasileiro, descendente de japonês (nikkei), ter idade inferior a 30 anos em 1º de abril de 2025, e ser estudante universitário de qualquer área/curso. O programa tem duração de um ano e exige bom conhecimento da língua japonesa, de no mínimo um ano de estudo, na universidade ou instituição de ensino da língua japonesa. Além disso, é desejável a proficiência do idioma japonês equivalente ao nível N3 ou superior do JLPT.
Os documentos necessários para a inscrição nas bolsas incluem ficha de inscrição preenchida corretamente em inglês ou japonês, diploma e histórico escolar com traduções para o inglês ou japonês, carta de recomendação do diretor com tradução para o inglês ou japonês, e projeto de estudo em inglês, entre outros. Desde 1981, professores e estudantes universitários dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá têm tido a oportunidade de viajar para o Japão e contribuir para o desenvolvimento educacional em seus estados de origem após o retorno.